terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Banco Mundial e CEPAL promovem capacitação em defesa civil


27/01/2012

Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em parceria com o Banco Mundial e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), promove, em Recife (PE) e em Florianópolis (SC), as primeiras edições do Treinamento de Avaliação de Perdas e Danos por Desastres – Metodologia DaLa desenvolvida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Objetivo é implantar nova metodologia para avaliar perdas e danos para cidades brasileiras após a ocorrência de desastres naturais.
A ação vai capacitar profissionais dos governos estaduais que atuam na recuperação de desastres, como os setores de planejamento, infraestrutura, agricultura, além da própria defesa civil, com o objetivo de dimensionar para calcular, de maneira eficaz, os prejuízos econômicos, perdas e danos em regiões afetadas. Além de permitir o aperfeiçoamento técnico dos participantes, o tema vai contribuir diretamente com estratégias para elaboração dos planos de resposta e reconstrução.
A primeira edição do treinamento acontece entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife, para profissionais do Nordeste. A segunda turma está programada para o período de 6 a 8 de fevereiro, em Florianópolis, e atenderá a demanda das regiões Sul e Sudeste. As turmas devem receber cerca de 100 participantes.
Estes treinamentos representam o passo inicial da Sedec para um ciclo contínuo de ações com o objetivo de ressaltar a importância e a abrangência dos processos de avaliação de riscos e desastres no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário