sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Parada Morabi tem mais cidadania com novo complexo de serviços


Zito vsita a Sala infantil do novo CRAS de Parada Morabi
A população de Parada Morabi compareceu em peso na inauguração do complexo construído pela Prefeitura na praça do bairro, reunindo um Centro de Apoio à Saúde da Família (CASF), um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e uma Unidade de Ensino para o Trabalho / Alfabetização Digital com Cidadania (UNET/ADC). O evento contou com o prefeito José Camilo Zito, que fez questão de conhecer o interior das novas instalações. “Este posto de saúde está parecendo clínica particular. Acesso à internet e cursos gratuitos de qualidade, além de não precisar mais ir ao Centro do município para tirar documentos e se cadastrar no Programa Bolsa-Família. É a dignidade e o atendimento cidadão para o morador de Parada Morabi”, ressaltou o prefeito.
A secretaria de Assistência Social, Roseli Duarte, falou da parceria entre os diversos órgãos da Prefeitura para a instalação do complexo e as vantagens que isto trás para a comunidade. “Isto demonstra a união do governo para a melhora na vida do cidadão. Secretários municipais de Petrópolis e de Belford Roxo estiveram aqui nesta semana para conhecer este complexo, que serve de exemplo para todo o estado do Rio de Janeiro e até para o país”, disse Roseli, que falou também sobre serviços prestados pelo CRAS, que serve de porta de entrada das famílias para o Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Aqui será realizado cadastro no programa Bolsa-Família, tirar documentação e encaminhamento para serviços prestados por outros órgãos da prefeitura”, enumerou.
Zito conhece o consultório de odontologia do novo CASF de Parada Morabi
O CASF possui cinco consultórios com ar-condicionado para atendimento pré-agendado em várias especialidades básicas: clínica médica, ginecologia, obstetrícia e pediatria, além de um consultório equipado para odontologia. “Tanto os profissionais de saúde quanto a população merecem dar e receber atendimento em local adequado. Por isso, criamos centros de apoio como esses”, disse o secretário de Saúde Danilo Gomes, que apresentou uma novidade. “Esse será o primeiro CASF com atendimento de nutricionista. Aqueles que precisam de um acompanhamento nutricional para problemas de obesidade, hipertensão arterial e diabetes, poderão fazer isso aqui”, afirmou.
Danilo destacou o aumento do atendimento previsto para a unidade. “Iríamos colocar aqui uma equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), que pode atender até 4 mil pessoas cadastradas. Mas vamos ampliar. Termos aqui duas equipes e vamos cadastrar todo o bairro, atendendo a 8 mil pessoas”, disse Danilo, que também falou sobre as mudanças na área de saúde na atual gestão. “Quando chegamos, as unidades de saúde 24h estavam fechadas, sem equipamentos. Agora, as seis unidades estão em pelo funcionamento com exames e raios-X também sendo realizados 24h por dia. Já fizemos mais de 3 milhões de atendimentos”, explicou Danilo.
Danilo Gomes: mais de 3 milhões de atendimentos
Edite Viana, a presidente da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), falou dos cursos e serviços que serão oferecidos pela UNET/ADC. “Teremos cursos de informática, acesso gratuito à internet, e também cursos de inglês e espanhol. Os pais poderão navegar em sites para se inscrever em concursos e obter a 2ª via de contas. Os filhos poderão fazer pesquisas escolares e navegar pela internet enquanto seus pais são atendidos no CASF ou no CRAS”, informou a presidente.
O prefeito Zito falou sobre as mudanças implementadas por suas gestões à frente da Prefeitura nas regiões menos favorecidas da cidade. “Os bairros fora do 1º distrito eram totalmente esquecidos. Não havia escolas, postos de saúde e praças para quem morava aqui. As pessoas pisavam na lama para ir ao trabalho ou a escola. Estamos mudando este quadro”.
Com 66 anos de idade e moradora de Parada Morabi desde os seis, Maria Aurélia Miranda, aposentada e pensionista, concorda com as palavras de Zito. “Ele foi o único prefeito que veio aqui, que se preocupou conosco. Foi ele que asfaltou nossas ruas, transformou essa praça e trouxe agora todas essas maravilhas para cá. Temos muito que agradecer a ele”, declarou.
A UNET/ADC tem dez computadores com acesso à internet
Zito: "Os bairros fora do 1º distrito eram totalmente esquecidos"


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Everton Barsan

Um comentário: