quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COMO ACABAR COM INFILTRAÇÃO PARTE 9.

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .  


TRATAMENTO DE CONCRETO VELHO



1- O CASO:
Nos casos de aplicação de manta asfáltica em laje de cobertura de edifícios antigos devemos tomar certos cuidados pois o concreto é um material perecível quando submetidos a condições adversas.
Lajes de cobertura recebem muito calor proveniente da incidência direta dos raios solares, são submetidas a tratamento de choque térmico quando, em pleno verão tórrido, a chuva manda granizo a -100 Celsius e outras ações que afetam a durabilidade não só da manta impermeabilizante como também do concreto da laje.
Veja os problemas mais comuns:
1 - Fissuras superficiais:
2 - Desagregação do concreto:
3 - Descolamentos do revestimento do piso:
4 - Trincas:
5 - Processo de Lixiviação:
2- A BOA SOLUÇÃO:
Examinar toda a laje, antes mesmo de remover a manta antiga. O estado do piso dá importantes dicas sobre a forma que este piso foi tratado durante os últimos anos.
Depois de remover a manta antiga, examinar detalhadamente cada centímetro quadrado da laje para ver se o concreto está em condições de rebecer a nova manta asfáltica.
Desagregação, fissuração e trincas precisam ser tratadas com produtos apropriados.

TUBULAÇÃO PASSANTE:


1- O PROBLEMA:
Tubulações que passam pela laje são problema.
Tubo de água, tubo de esgoto, conduite de eletricidade, gás, água da chuva, descida do pára-raios, antena coletiva.
Não há como garantir a estanqueidade à penetração de água entre o tubo e a laje pois são materiais de comportamento bastante diferentes. Um é o concreto que é duro o outro é geralmente de plástico PVC flexível.
2- SOLUÇÃO DEFINITIVA:
Para não ter problemas de penetração de água, algumas regras precisam ser estabelecidas:
10 - Nunca passar um tubo rente à parede pois aquele espaço que fica entre o tubo e a parede sempre vai permitir a penetração de água da chuva. Deixar sempre pelo menos 10 centímetros afastado da parede, independentemente do diâmetro do tubo. Pode ser um tubo fino como o de água com apenas 20 milímetros de diâmetro, sua distância da parede deve ser de ao menos 10 centímetros.
20 - Nunca deixar um tubo penetrando diretamente na laje. Confeccionar um envelope de proteção mecênica. Esse envelope nãda mais é que um bloco de concreto com pelo menos 60 centímetros de altura e largura de tal forma que deverá haver um espaço de pelo menso 10 centímetros entre a borda do tubo e todas as bordas do envelope.

ANTENA, SINALEIROS E ETC.

1- O PROBLEMA:
A laje de cobertura costuma ter a função de abrigar componentes de segurança como haste pára-raios, sinaleiro para iluminação noturna, antena de TV coletiva, antena parabólica de satélite e mais uma infinidade de peças que podem prejudicar o bom funcionamento da impermeabilização da laje de cobertura.
Veja, como costuma ser a laje de muitos prédios:
O profissional de instalação de antenas pode até ser um "profissional" mas ele será apenas um profissional de antenas e não um profissional de manta asfáltica. Então não tem como ele saber que aquele pino que ele está enfiando na laje para segurar a antena vai prejudicar, furar ou quebrar a manta de impermeabilização que está logo abaixo daquela camada de cimento.
Muitos dos problemas que temos encontrado no teto do apartamento logo abaixo da laje de cobertura é devido a infiltração de água da chuva que passa pelo furo ou rasgo da manta asfáltica feito pelo pino ou parafuso ou chumbador de fixação da antena.
3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:
Na própria fotografia de cima você verá a solução. Uma placa de concreto apoiada sobre a laje aonde a antena foi fixada.

Encerramos a parte sobre infiltrações e como sana-las. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário