quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Agentes de saúde combatem mosquito da dengue no Pilar


Os moradores do bairro viram pelo microscópio as larvas do mosquito da dengue
A operação de prevenção e combate ao mosquito da dengue no bairro do Pilar, realizada na manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro, começa bem cedo. Logo às 6h da manhã, carros fumacês circularam pelas ruas do bairro para eliminar possíveis focos do mosquito na fase adulta. Às 8h, os agentes de saúde iniciam as visitas às casas, onde verificaram caixas d’água, tanques e demais depósitos de água parada, onde os mosquitos possam se desenvolver.
Ao mesmo tempo em que se iniciavam as visitas, um estande onde se concentram os agentes de saúde que formam o mutirão de prevenção e combate à dengue, foi montado na Praça do Pilar. Lá, os moradores puderam conferir de perto, através de um microscópio, as fases de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti, que vai desde o ovo até a fase adulta (alado). Além de esclarecimentos a cerca do combate ao mosquito, no estande, também são realizados serviços como aferição de pressão e verificação de glicose.
A população pôde aferir gratuitamente a pressão sanguínea
Segundo o coordenador municipal de Vigilância Ambiental, Markão do Zito, os moradores do Pilar tem recebido muito bem as equipes do mutirão, mas existe outro agravante. “Encontramos muitas casas fechadas. São pessoas que trabalham fora o dia todo. Por isso, estamos montando equipes também aos sábados, porque é importante que todas as casas sejam vistoriadas”, destacou Markão, que revelou também que graças a esse trabalho de prevenção, o índice de focos do mosquito no bairro do Pilar reduziu.
Dona Valéria Pessanha, de 67 anos, moradora de uma das casas visitadas no bairro do Pilar reconheceu a importância do trabalho. “Estamos sempre limpando as caixas e depósitos de água. Graças a Deus não tivemos nenhum caso de dengue na nossa família. Acho ótima a visita dos agentes de saúde, porque às vezes até nós mesmos podemos esquecer de verificar algum local com grande potencial para acúmulo de água, em que o mosquito pode se desenvolver. Precisamos estar muito atentos”, comentou dona Valéria.
O mutirão de prevenção e combate à dengue é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias. Informações, denúncias ou solicitação de visita a locais com suspeitas de focos da dengue pelo telefone: 0800 2827788.
Dona Valéria: "Acho ótima a visita dos agentes de saúde"
Os agentes de saúde verificaram caixas d'água nas casas


Texto: Amélia Cristina
Fotos: George Fant

Nenhum comentário:

Postar um comentário