sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Caxias terá Conferência sobre Transparência e Controle Social


Na reunião, Carlos Henrique de Souza entre Miguel da Silva e Fernando Ramos
O município de Duque de Caxias já está se preparando para a sua 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que acontecerá nos dias 11 e 15 de fevereiro. Para discutir questões relacionadas à infra-estrutura e a organização do evento, representantes da sociedade civil e do governo municipal estiveram reunidos na Prefeitura nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. Com o objetivo de capacitar a população no processo de acompanhamento e controle da gestão pública e fortalecer a interação entre a sociedade civil e o governo, conferências como esta serão realizadas em 54 municípios do estado.

Durante a conferência, serão elaboradas propostas dentro de quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o acompanhamento da gestão pública; atuação do conselho de políticas públicas como instância de controle; diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. 

O evento acontecerá em duas etapas. Na primeira, que acontece no dia 11 de fevereiro, sábado, na Unigranrio, as propostas serão elaboradas. Na segunda, no dia 15 de fevereiro, quarta-feira, na Câmara Municipal, as propostas serão aprovadas e encaminhadas para a Conferência Estadual. O resultado será apresentado na Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 20 de maio.

Durante a reunião, o presidente da Comissão Organizadora da Consocial, Miguel da Silva falou sobre a importância de explicar para a sociedade conceitos básicos como transparência, gestão pública e controle social. “O nosso objetivo é estimular a participação da sociedade no controle da gestão pública e, para isso, é necessário que as pessoas entendam como esses instrumentos funcionam. Por exemplo: combate à corrupção é uma função de todos nós, mas precisamos saber como fazer isso”, esclareceu Miguel.

A reunião contou ainda com a presença do diretor municipal de Planejamento e Gestão, Carlos Henrique de Souza; do coordenador do Profec (Programa de Formação e Educação Comunitária) de Duque de Caxias, Carlos Dionísio; do diretor da Ordem Espírita Afro-Brasileira de Duque de Caxias, Fernando Ramos; e do diretor executivo da Consocial, Marcos Evandro. 

A conferência será aberta a todos. Para participar, os interessados devem preencher um formulário que estará a disposição no site www.ongpromoverbrasil.blogspot.com e entregá-lo na sede da ONG Promover Brasil, que fica na Rua Barão do Triunfo, nº 35, Centro, Duque de Caxias.


Texto: Amélia Cristina
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário