quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DRENAGEM URBANA PARTE 4.

GALERIA

Galeria de Drenagem é um sistema voltado para a coleta e condução dos dejetos liquidos e sólidos da drenagem urbana.
O espaço urbano recebe toda sorte de materiais que são lançados nos telhados, calçados e vias. Pó, areia, terra, papel de bala, embalagem de papel, casca de banana, sacos plásticos, palito de sorvete, goma de mascar, cuspe, resto de sanduiche, latas de refrigerante, garrafas vazias, xixi de cachorro, coco de passarinho, pomba, lixo, chuva, etc.
Todo esse material, acumulado nas calçadas e sarjetas propicia a proliferção de ratos, baratas e outros parasitas que trazem muitas doenças.
A Prefeitura tem a obrigação de lavar as ruas semanalmente para evitar a propagação de doenças como a leptospirose, toxoplasmose, samonelose, ornitose, caddidiase, etc.
A chuva é outro elemento que faz a limpeza das ruas.
Para permitir a lavagem das ruas, pela Prefeitura ou pela Chuva, as ruas precisam ser dotadas de componentes de drenagem como as Bocas de Lobo.
As bocas de lobo possuem aberturas que permitem a passagem de objetos como latas de refrigerante, garrafas de cerveja, e outros objetos pequenos. Uma boa Boca de Lobo possui abertura entre 8,5 centímetros e 15 centímetros.


Uma galeria de condução de águas pluviais requer uma manutenção intensa. Depois de uma chuva torrencial e depois da lavagem semanal das ruas.
Como a manutenção é frequente, a entrada de pessoas e equipamentos de manutenção e a remoção do entulho não deve perturbar o tráfego de pessoas e de veículos.
Porisso, toda a manutenção (limpeza e remoção) é feita por baixo, as galerias possuem calçadas e locais apropriados para o tráfego de operários e equipamentos. Veja fotos de algumas Galeria de Drenagem pelo mundo:

Na Austrália:
Em Boston:
No Colorado:
Nas grandes cidades como Nova York, Londres, Paris, Tókio, as Galerias de Drenagem adquirem proporções gigantescas e chegam a constituir enormes redes interligadas que não só removem todo o lixo pequeno jogado nas ruas como também coletam toda a chuva (mesmo que muito intensas) evitando a formação de enxurradas ou mesmo enchentes nas ruas. Veja algumas fotos:
A preocupação com a Drenagem Urbana é antiga e encontramos Galerias na Roma Antiga:
e até em civilizações extintas como os Incas em Machu Pichu:
só não encontramos Drenagem nas civilizações modernas:



Aqui finalizamos as matérias sobre drenagem urbana, até a próxima.


Fonte: http://www.ebanataw.com.br/drenagem/drenagem.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário