sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

COMO ACABAR COM INFILTRAÇÃO PARTE 6.

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .      

PENETRAÇÃO D'ÁGUA PELA JUNTA DE DILATAÇÃO.


1- JUNTA DE DILATAÇÃO TÉRMICA:
Juntas de dilatação térmica são frestas deixadas entre certos componentes da edificação para permitir o livre movimento de dilatação e retração, provocado pela variação da temperatura do meio ambiente.
Há dias que está mais quente, os componentes esquentam e aumentam de dimensões - é a dilatação térmica.
Há dias que está mais frio, os componentes esfriam e diminuem de dimenções - é a retração térmica.
Há locais em que o sol bate diretamente, esquentando a peça. Esquentando ocorre a dilatação.
Prédios largos, paredes longas e muros compridos necessitam ter diversas juntas de dilatação térmica.
A distância entre uma junta e outra depende da latitude do local. Regiões próximas ao equador terrestre apresentam temperaturas maiores.
Paredes e muros em que o sol bate "de frente" recebem mais energia e esquentam mais.

GEOMETRIA DO ANDAR:
Prédios muito compridos, isto é, que tem em planta uma das dimensões significativamente maior que a outra
Prédios com muitos recortes em planta. formando uma laje de cobertura de formato bastante irregular devem ter as suas juntas de dilatação bem projetadas e estrategicamente localizadas.
Os cursos de engenharia, arquitetura e de construção civil não detalham essa questão com a profundidade necessária. Embora estejamos em Zona Tropical e Equatorial, os cursos ainda tratam o assunto como se estivéssemos em Zonas Temperadas onde a radiação solar é mais amena. 
2- O PROBLEMA:
A falha, a ausência de uma vedação adequada trará resultados como a penetração direta da água da chuva e também da água de lavagem do piso pela junta de dilação indo causar manchas no teto da garagem.

3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:
O correto seria a instalação do Fugenband, isto é, uma fita Mata-Junta que é embutida no concreto da laje:
Esta fita é inserida no seio do concreto durante a fase de concretagem da laje ou viga.
4- SOLUÇÃO PALIATIVA COM BORRACHA DE SILICONE:
Soluções paliativas como preencher a junta de dilatação com borracha de silicone é uma Solução Paliativa que dura apenas alguns meses. A Borracha de Silicone não consegue acompanhar a dilatação da laje. 
Em pouco tempo surgem folgas que é tomada pela vegetação, abrindo caminhos prefenciais para a água da chuva voltar a penetrar pela junta de dilatação.
Lembramos que muitos produtos para impermeabilização são fabricados tendo como base o betume que é um material de origem fóssil que é preferido pela vegetação que costumam enfiar suas raízes criando caminhos de percolação de água.
5- CORREÇÃO DEFINITIVA:
Nos casos de falência do elemento Mata-Junta, não adianta pensar em substituir o mata-junta por outro novo. O mata-junta é um componente que precisa ficar embutido no concreto para funcionar direito e para a instalação de um novo mata-junta no lugar do velho seria necessário quebrar uma faixa da laje o que irá expor a armadura e trazer outros problemas como a diminuição da resistência da laje.
Existem no mercado, componente denominado Perfil para Junta de Dilatação. São peças de borracha em flexível fornecidas em rolos cujo corte transversal tem uma aparência do tipo:
São fabricados em diversos modelos dependendo do local onde serão instalados como piso onde transitam pessoas, pontes, garagem de veículos, reservatório de água, etc.
Para a sua aquisição deve-se levar a Largura da Junta. O perfil é ligeiramente mais largo que a junta para que o perfil seja introduzido sob pressão.

Antes de introduzir o perfil na junta, deve-se examinar a superfície interna da junta. Para o perfeito funcionamento da solução é necessário que a superfície interna da junta esteja lisa, isto é, sem asperezas, rugosidades ou buracos pois a vedação será assegurada pelo perfeito contato das arestas do perfil na lateral interna da junta.
O tratamento pode ser feito com Borracha de Silicone aplicado em finas camadas. O importante é que o Perfil seja introduzido sob pressão para que suas abas laterais fiquem apertadas contra as laterais internas da junta.
Para evitar a penetração de areia e o desenvolvimento de vegetação dentro da junta (o que vai prejudicar o funcionamento do perfil) recomenda-se a instalação de uma guarnição metálica que vai encaixada no vão da junta.
FALHA NA IMPERMEABILIDADE.


Ações na Cobertura descoberta:
Coberturas descobertas estão sujeitas a toda sorte de ações do intemperismo (chuva, vento, calor, granizo, etc.). Cada uma dessas ações produz um determinado efeito sobre a cobertura:
A chuva nos traz transtornos diversos e o mais danoso é a enchente que ela produz sobre o piso, agravado pelo fato do piso não ter a quantidade de ralos de drenagem que deveria ter. Como consequencia, a água inunda salas, molhando tapetes e móveis.
Ao mesmo tempo, alguns componentes da chuva possuem propriedades agressivas, o que caracteriza a chuva ácida, produzindo efeitos como a lixiviação que leva embora o carbonato de cálcio do concreto.
O calor diário submete a laje numa interminável gangorra entre a temperatura quente do dia, chegando a ultrapassar os 50 graus Celsius e a temperatura amena da noite chegando aos níveis dos 15 graus Celsius. 35 graus de variação é um valor significativo para  o pobre do concreto que não tem fôlego para acompanhar todo esse exercício diário.
O granizo fica aplicando o Choque Térmico cada vez que cai no tórrido verão. Lajes que estavam a 50 graus Celsius são abruptamente revestidas com gelo picado, obrigando-as a variar a temperatura de 50 até zero graus ou menos em questão de minutos.
Tudo isso sem contar com as dificuldades criadas pelo próprio ser humano como festinhas, quadra de esporte, jardim suspenso e outras.
Não é fácil ser LAJE nos dias de hoje.
Tranquilidade no apartamento:
Independentemente das ações que o intemperismo causa na cobertura, o apartamento de baixo deve ter a sua tranquilidade garantida. 
Um dos motivos que constumam tirar a tranquilidade são as infiltrações de água.
Como impedir as infiltrações?
Impermeabilidade:
Chama-se IMPERMEABILIDADE a qualidade do que é impermeável.
Tecnicamente existem 2 maneiras de se garantir a impermeabilidade de uma laje:
LAJE IMPERMEÁVEL
1 - A PRÓPRIA LAJE É IMPERMEÁVEL
2 - APLICA-SE SOBRE A LAJE UM MATERIAL IMPERMEABILIZANTE
ALTERNATIVA 1: A própria laje é impermeável.
O concreto é um dos melhores materiais para isolar a água. Quando bem dosado, misturado e aplicado, o concreto é impermeável, não deixa a água penetrar e dura toda a vida.
É porisso que os grandes reservatórios de água são construídos com as paredes de concreto.

ALTERNATIVA 2: Aplica-se sobre a laje um material impermeabilizante.
O emprego de concreto impermeável necessita de diversos cuidados nem sempre disponível no local das obras.
Numa obra doméstica, onde o concreto é "virado" nas mãos, dosando o cimento e os agregados em latas, empregado areia comprada no depósito de material e que já vem com folhas, terra e outras misturas e outras curiosidades como colocar água até "Tá Bom!"  e virando o concreto até "Tou Com Dor nas Costas!", é um pouco difícil de se conseguir concreto impermeável.
A alternativa é fazer a laje com um concreto comum e posteriormente aplicar sobre a laje um material impermeabilizante.
4- Material Impermeabilizante:
Existem diversos tipos de produtos impermeabilizantes que se pode aplicar sobre a laje de cobertura. Alguns produtos são líquidos e forma uma camada impermeabilizante no próprio local, outros são produtos fabricados em fábricas e simplesmente aplicados sobre a laje.
São muitos os produtos oferecidos pelo mercado para resolver o seu problema de impermeabilização que até confunde nossas mentes.
Veja uma tabela que procura agrupar esses produtos:

MATERIAL IMPERMEABILIZANTERIGIDOMOLDADO NO LOCALTINTA, MASSA, EMULSÃO.não serve para locais que recebem raios diretos do sol
FLEXÍVELMOLDADO NO LOCALTINTA, MASSA, EMILSÃOrequer mão de obra especializada
PRÉ-FABRFICADOSMANTA NÃO ASFÁLTICArequer mão de obra especializada
MANTA ASFÁLTICAboa para laje de cobertura

Os materiais impermeabilizantes do tipo RÍGIDO não se aplica a locais que recebem a incidência direta dos raios solares. Devido ao calor do sol, a laje sofre, diariamente, movimentos de dilatação e retração térmica. O material impermeabilizante, sendo rígido, não consegue acompanhar esses movimentos e fica todo trincado, permitindo a passagem da água.
Os materiais impermeabilizantes do tipo FLEXÍVEL com moldagem no local são materiais líquidos ou semi-líquidos que devem ser aplicados por mão de obra especializada. Detalhes como ralo, soleira, tubos passantes, etc. apresentam dificuldades práticas que somente um profissional com experiência (portanto mais caro) conseguem resolver. 
Das MANTAS, a melhor é a Manta Asfáltica. Embora requeira mão de obra com uma certa prática, o sistema por manta asfáltica está tão disseminado na sociedade brasileira de modo que não é difícil encontrar profissionais mais ou menos competentes.
Mas, o uso de Manta Asfáltica querer alguns cuidados especiais se você quiser ficar livre de dor de cabeça.

 FALHA NA IMPERMEABILIZAÇÃO


1- SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJES DE COBERTURAS:
Como vimos, existem centenas de produtos que são bons para a impermeabilização de lajes, porém o sistema de impermeabilização baseada em Mantas Asfálticas é o preferido pelos consumidores para impermeabilização da laje de cobertura.
Trata-se de um sistema muito simples, aparentemente qualquer pessoa pode adquirir o rolo de manta asfáltica em qualquer loja de material para construções (não se exige receita) e ele mesmo pode aplicar desenrolando a manta sobre a laje e emendando as faixas da manta com maçarico comum.
Vai dar problema?
Com certeza vai dar muita dor de cabeça pois além de dar problema esses problemas são de difícil solução.

2- OS PROBLEMAS:
Felizmente não são muitos os problemas causados pela má aplicação da Manta Asfáltica sobre Laje de Cobertura.
Aliás, costuma acontecer apenas um único problema, que é a infiltração da água da chuva. Mas, este único e simples problema vai afetar a aparência com formação de manchas escuras no teto e partes altas das paredes, vai causar um odor terrível, aquele cheiro de mofo característico, em alguns casos o gotejamento de água pelo teto principalmente em dias de chuva manchando sofás e tapetes.
Embora o efeito de "infiltrar água" seja único, são muitas as causas possíveis.
Em geral, as causas estão todas ligadas a Erros de Aplicação da Manta Asfáltica.
3- ÊRROS DE APLICAÇÃO:
Nos mais de 30 anos em que o engenheiro Watanabe vem realizando vistoria em edificios (edifícios industriais, edifícios comerciais, edifícios de apartamentos, edifícios residenciais, etc.) constatou diversos tipos de Êrros de Aplicação.
Não é intenção dele montar um Curso de Aplicação de Mantas Asfálticas, mas apenas mostrar que certos êrros, embora imperceptíveis e aparentemente não significativos, causam muitos problemas.
Veja alguns casos:

SUPERESTIMAR A VIDA ÚTIL DO PRODUTO:

1- O PRODUTO:
O produto denominado Manta Asfáltica é fabricado sob rígidas condições impostas pela Norma Brasileira NBR-9952.
Ser fabricado em conformidade com uma norma não significa que ela vai durar para todo o sempre.
Significa que se ela for armazenada, manuseada, aplicada e usada sob certas condições ela terá a vida útil desejada.
Alguns construtores imaginam que a manta asfáltica vai durar toda a vida e investem caro no revestimento do piso, principalmente no Apartamento de Cobertura assentando placas caras de granito.
Se esquecem que a Manta Asfáltica tem uma vida útil curta que não chega a 10 anos.
Veja definições tiradas da Wikipédia:
O asfalto ou alcatrão é um betume espesso, de material aglutinante escuro e reluzente, de estrutura sólida, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, além de substâncias minerais, resíduo da destilação a vácuo do petróleo bruto. Amolece a temperaturas entre 150°C e 200°C, com propriedades isolantes e adesivas. Também denomina a superfície revestida por este betume. É muito usado na pavimentação de ruas, estradas e aeroportos.
Os primeiros registros são de 3000 a.C., quando ele era usado para conter vazamentos de águas em reservatórios, já passando pouco depois a pavimentar estradas no Oriente Médio. Nesta época, ele não era extraído do petróleo, mas sim feito com piche retirado de lagos pastosos.
Além de sua impermeabilidade, se deseja sua flexibilidade para que em aplicações como em lajes de cobertura que recebem a incidência dos raios solares o produto tenha uma boa flexibilidade capaz de acompanhar as movimentações térmicas da laje.
2- O PROBLEMA:
O grande problema é que a Manta Asfáltica perde a sua flexibilidade e elasticidade tornando-se rígida e quebradiça. Nestas condições ela trinca, quebra passando a permitir a passagem da água.
Não há necessidade de agentes externos para provocar a deterioração do asfalto. Basta deixar o tempo passar. Com o simples passar do tempo, determinados componentes voláteis que dão a flexibilidade e a elasticidade à manta asfáltica são volatilizados.
É difícil uma Manta Asfaltica funcionar bem por mais de 15 anos.
A nova norma brasileira, a de N0 15.575, que estabelece prazos mínimos para componentes construivos prevê um prazo máximo de Vida Útil de Projeto VUP de apenas 4 anos para componentes de impermeabilização de áreas externas como juntas, rodapés e outros elementos de arremate, e de apenas 8 anos para áreas externas não utilizáveis como jardins e de apenas 20 anos para áreas utilizáveis como pisos de coberturas e rampas de acesso a garagens de veículos.
Além da dificuldade natural de manter a flexibilidade e a elasticidade por muitos anos, a Manta Asfaltica tem a sua vida útil diminuida por falha na aplicação, quando esquecemos de aplicar elementos protetores como um bom isolante térmico sobre a Manta Asfaltica.
O Isolante Térmico tem a função importante de não permitir que a temperatura do piso se eleve em demasia causando a evaporação acelerada de componentes da manta que lhe dão a flexibilidade e elasticidade.
Uma Manta Asfáltica aplicada a uma laje de cobertura sem nenhuma proteção contra a incidência dos raios solares não dura mais que 5 anos.
3- PROTEÇÃO DA MANTA ASFÁLTICA:
São são os agressores da Manta Asfáltica?
1 - Nós mesmos, ao andar pisando em uma Manta Asfáltica vamos produzindo depressões que com o tempo viram furos.
2 - Nós mesmos ao permitir que a firma de Antena instale a antena fincando pinos diretamente sobre a manta;
3 - O sol por meio da Radiação Solar;
4 - O sol por meio do calor;
5 - A chuva de granizo causando um Choque Térmico;
Então, o que consegue proteger uma Manta Asfáltica?
1 - Colocando uma camada de concreto sobre ela para que as pessoas andando não venham a ferir a manta;
2 - Colocando uma camada bem grossa de concreto (um bloco) para fixar a antena;
3 - Colocando um revestimento de algum material reflexível para refletir a radiação ultra-violeta que vem do sol;
4 - Colocando um revestimento de algum material isolante térmico (isopor, por exemplo) pra evitar que a manta seja aquecida;
5 - Evitando que a água fique empossada sobre a Manta Asfáltica.
4- CONCLUSÃO:
Na melhor das hipóteses, com proteção mecênica e proteção térmica, uma Manta Asfáltica não consegue durar mais que 10 anos. Então, como fica o revestimento do piso feito com mármore importado da Carrara, ou granito especial? Se o local foi impermeabilizado com Manta Asfáltica, o piso precisa ser quebrado para a substituição da manta deteriorada.
Então só se pode pensar em Impermeabilizar lajes de cobertura de apartamento de luxo feito com qualquer outro produto, menos com Manta Asfáltica.

SEGUNDA-FEIRA CONTINUAREMOS A FALAR SOBRE OS ERROS DE APLICAÇÃO DA MANTA ASFÁLTICA.


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