segunda-feira, 4 de junho de 2012

Programa de Brigadas será lançado em Porto Velho/RO pelo Ibama


Brasília (01/06/2012) – O Ibama lançará na próxima segunda-feira (04/06) o Programa de Brigadas, coordenado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) que chega ao seu 5° ano. Este programa é uma das principais atividades do Prevfogo e contribui para a execução da política nacional de redução dos gases causadores do efeito estufa e a prevenção e combate aos incêndios florestais.


Este ano serão cerca de 2.200 brigadistas distribuídos em mais de 110 municípios, realizando atividades de orientação aos produtores rurais, conscientização da população, construção de aceiros, implantação de unidades demonstrativas de agricultura sem o uso do fogo, apoio à queima controlada, monitoramento e combate de incêndios florestais. As brigadas são compostas por 15 ou 29 brigadistas, de acordo com o tamanho da área de atuação.

Os municípios críticos de ocorrência de incêndios florestais são escolhidos de acordo estudos técnicos que cruzam os dados de concentração de focos de calor, remanescentes florestais e presença de áreas de importância ecológica sob responsabilidade do governo federal.

Este ano também serão implementadas três brigadas especializadas denominadas de “pronto emprego”, que receberam treinamento especial para acionamento em combates de incêndios de grandes proporções ou com comportamento extremo, como incêndios de alta intensidade calórica e velocidade de propagação, e em diferentes ambientes. As brigadas de pronto emprego, sediadas em Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e Porto Velho/RO, ficarão disponíveis 24h.

O Programa de Brigadas tem ainda o objetivo de apoiar os estados, municípios e outras instituições públicas, além de servir de modelo para a implementação de programas eficientes para o controle de queimadas e incêndios florestais nas suas áreas de atuação.

O evento de lançamento ocorrerá em Porto Velho/RO e conta com a presença do Governador do Estado, dos Secretórios de Estado do Meio Ambiente e de Segurança Pública, do Prefeito Municipal de Porto Velho, do Secretário Municipal de Meio Ambiente e representantes da Força Aérea Brasileira, do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar. O Ibama será representado pelo superintendente da instituição em Rondônia e pelo chefe do Prevfogo.

Ascom - Ibama
Foto: Hermínio Lacerda/Ibama

Local: Parque Ecológico da Cidade, Porto Velho/RO
Horário: 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário