terça-feira, 19 de junho de 2012

Baixada leva soluções ambientais e de sustentabilidade a Rio + 20


Zilto Bernardo, Samuel Maia e Jorge Pinheiro conversam antes do início do evento
Os secretários de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, de Nilópolis, Renato Rabello, e de São João de Meriti, Zilto Bernardo, participam na tarde desta segunda-feira, 18 de junho, do encontro oficial de secretários municipais e estaduais no Encontro Nacional das Autoridades Ambientais, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a “Rio + 20”, no Riocentro. Pela manhã eles participaram do "Seminário Baixada a 1.000 na Rio + 20", no Mont Blanc Apart Hotel, em Duque de Caxias.
Entre os assuntos apresentados e discutidos em Caxias estavam o Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos da Baixada Fluminense, a reciclagem de materiais sólidos, coleta seletiva e sustentabilidade. O superintendente da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), Jorge Pinheiro, representou o secretário estadual Carlos Minc. Também ficou acertada a realização de um evento em setembro, o “Baixada + 13”, para mostrar o que está sendo feito na área ambiental além dos problemas ainda existentes na região.
Jorge Pinheiro falou sobre a particpação do estado no Consórcio da Baixada
O representante de São João de Meriti, Zilto Bernardo, falou do fechamento dos aterros sanitários e lixões da Baixada Fluminense e do Plano Regional de Gestão de Resíduos da Construção Civil, do qual participam ainda os municípios de Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu. Apresentou o projeto de coleta seletiva que será implantado em sua cidade ainda este ano. “Esperamos contar com a ajuda dos moradores da Baixada que serão replicadores em suas comunidades”, ressaltou o secretário.
Jorge Pinheiro, da SEA, falou da participação do estado no consórcio e da união das autoridades preocupadas com a gestão de resíduos sólidos, principalmente oriundos da construção civil e volumosos, e dos investimentos para implantação de 107 ecopontos e seis ATTs (Áreas de Triagem em Transbordo) nos municípios do consórcio. A Baixada produz cerca de 3.500 toneladas de resíduos/dia.
Samuel Maia: Caxias será a cidade com mais investimentos na Baixada
Samuel Maia falou do crescimento da Baixada Fluminense e dos governos da região metropolitana. “A “Rio + 20” fala muito da gestão das metrópoles. A cidade do Rio não tem como crescer com geração de mais indústrias e as empresas estão se instalando na Baixada Fluminense. Duque de Caxias é a cidade que mais vai receber investimentos, já que aqui temos os maiores vazios urbanos da região”. O secretário lembrou também do aquecimento econômico na área de construção civil e que hoje a questão ambiental é uma realidade na Baixada. Ficou acertado ainda que será elaborada uma minuta da lei que terá que ser votada nas câmaras municipais da região para regulamentação do Plano Regional de Gestão dos Resíduos da Construção Civil.
Os participantes aprovaram, também a realização em setembro do encontro “Baixada + 13”, para mostrar tudo que está sendo feito na área ambiental. “A Baixada por muito tempo não foi ouvida ou vista pelas autoridades. Com o fechamento do lixão de Jardim Gramacho, vamos discutir agora, entre outras questões, a contaminação pelo pó-de-broca na Cidade dos Meninos”, disse Samuel Maia.
Representantes de várias cidades da Baixada estiveram no seminário
Samuel Maia, Jorge Pinheiro, Zilto Bernardo e Renato Rabello na mesa do evento


Texto: Paulo Gomes
Fotos: George Fant

Nenhum comentário:

Postar um comentário