segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fundacentro faz parceria de capacitação para Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis

A iniciativa se deu a partir de estudos desenvolvidos com coletores de lixo 
Por ACS em 01/06/2012 

A FUNDACENTRO assinou parceria com o Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), da Prefeitura Municipal de São Paulo,para capacitar 300 colaboradores,  entre eles Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Promoção Ambiental (APA) e Agentes de Zoonoses (AZ) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona Norte da cidade de São Paulo/SP.
O PAVS é uma iniciativa da cidade de São Paulo que alia saúde, meio ambiente e desenvolvimento social. Nasceu de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A iniciativa desta capacitação se deu a partir de estudos desenvolvidos com coletores de lixo, realizados pela FUNDACENTRO, que apontaram a necessidade de intervenções educativas que levassem a população a refletir sobre hábitos de consumo, produção de resíduos e descarte dos mesmos.

Participação da FUNDACENTRO
O Centro Técnico Nacional (CTN) da Fundacentro vai doar 14.750 exemplares da cartilha “Coletor de lixo - Quem é esse?”.350 exemplares serão distribuídos aos participantes da capacitação, e 800 para as UBS, que serão utilizadas pelos agentes quando em visitas às residências dos munícipes.
A pesquisadora do CTN Tereza Luiza Ferreira dos Santos vai proferir palestra técnica para as seis turmas sobre o tema “Coletores de lixo – saúde e trabalho, resíduos, coleta seletiva”.
Os profissionais das UBS já atuam na promoção de saúde e meio ambiente nas comunidades atendidas pelo Programa Saúde da Família. Realizam visitas às residências, para saber sobre a saúde da família, problemáticas enfrentadas, sensibilização para questões ambientais gerais, controle de focos de dengue e outros.
As UBS participantes são Alpes do Jaraguá, Aldeia Jaraguá, City Jaraguá, Jardim Panamericano, Jardim Rosinha, Domingos Mantelli, Morada do Sol, Morro Doce, Elísio Teixeira Leite, Recanto dos Humildes, Santo Elias, Jardim Cidade Pirituba, Vila Caiuba, União das Vilas de Taipas, Moinho Velho, Vila Maggi, Vila Pirituba e Parque Maria Domitila.
Os organizadores são os Gestores Ambientais Local do PAVS Juliana Damiani, Edson Manoel e Kátia Andrade, e a APA da UBS Vila Pirituba Mariângela Terezinha.
A capacitação será realizada no Centro de Integração da Cidadania do Jaraguá (CIC) e no Centro Educacional Unificado de Perus (CEU). Cada turma terá 4 dias de capacitação, totalizando 32 horas de atividades, das quais 16h serão compostas pelos eixos temáticos do PAVS, e outras 16h, pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura e Paz (UMAPaz).
As datas e locais serão distribuídos assim:
No CIC Jaraguá
1° Turma– Dias 04, 05, 11 e 12/6;
2° Turma– Dias 13, 14, 20 e 21/6;
3° Turma– Dias 16, 17, 23 e 24/7;
4° Turma– Dias 18, 19, 25 e 26/7.

No CEU Perus
5° Turma– Dias 18, 19, 25 e 26/6;
6° Turma– Dias 27 e 28/6, e 04 e 05/7.
Os certificados serão entregues ao final do curso.
O CEU Perus está localizado Rua Bernardo José Lorena, n°79, São Paulo (SP), e o CIC Jaraguá à Estrada de Taipas, n° 990 - São Paulo (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário