quarta-feira, 6 de junho de 2012

Prevenção de desastres é discutida em encontro anual de defesa civil


Geologia, hidrologia, mudanças climáticas e ferramentas estratégicas para a redução de desastres no país são discutidas no IX Fórum Nacional de Defesa Civil, que conta com a presença de mais de 1.000 participantes
Angra dos Reis (RJ) - "Desastres acontecem quando não estamos preparados". Este é o tema da nona edição do Fórum Nacional de Defesa Civil, que ocorre em Angra dos Reis, até a próxima quarta-feira (6/05). O encontro é promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.
O evento reúne mais de 1.000 agentes de defesas civis, diretores e gestores de coordenações estaduais e municipais, além de pesquisadores e estudiosos da área em busca de novos conhecimentos. "Nosso objetivo é unir ideias e contribuições destes profissionais para unificarmos a linguagem da defesa civil brasileira. A prevenção é possível e deve ser primordial. Para isso, precisamos de pessoas capazes e dispostas", afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que representou o ministro Fernando Bezerra Coelho durante plenária de abertura do fórum.
Um dos assuntos de destaque do segundo dia de discussão, a criação de cursos de especialização em defesa civil, está em fase de estudo pela Sedec para formar novos profissionais, ainda mais qualificados.
O IX Fórum Nacional de Defesa Civil conta também com estandes de universidades federais e órgãos relacionados, que apresentam projetos e propostas inovadoras no campo da redução de desastres e minimização de áreas de riscos.
Entre os trabalhos está o Atlas Brasileiro Desastres Naturais - 1991 a 2010, produção da Universidade de Santa Catarina em parceria com a Sedec. Este disponibiliza o histórico de desastres naturais nos últimos 20 anos em todos os estados do Brasil.
A programação do fórum continua até esta quarta-feira (6/05), com oficinas, palestras, debates, e apresentação de projetos e trabalhos.
Confira a programação completa.
Galeria de imagens.
Veja também: TV NBR - Prevenção de desastres é tema de fórum em Angra dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário