sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

VAI CONSTRUIR? VEJA AS DICAS - PARTE 1, FUNDAÇÃO.

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil . 


                           FUNDAÇÕES, ESCAVAÇÕES E OBRAS DE TERRA


Esta série foi especialmente preparada para os leigos e estudantes que gostam de saber das coisas e principalmente as obras que se constrói em baixo da terra e que servem para segurar as casas, os prédios, as pontes e os viadutos.

O que é e quais são os tipos mais comuns de fundações?


Fundação é a obra, geralmente enterrada, que serve para suportar a casa, prédio, ponte ou viaduto.
A fundação pode ser feita de diversos 

tipos de materiais e dependendo 
do tipo  de terreno encontrado no local das obras, adota-se tipos diferentes 
de fundações. Veja os tipos mais comuns:

fund16.jpg (4050 bytes)O baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme.
fund17.jpg (4493 bytes)A sapata é preferida onde o baldrame não é recomendado, quer pelo peso do prédio ou pela baixa resistência do solo. A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação.

fund18.jpg (4507 bytes)A estaca é empregada em solos fracos ou em prédios de altura média. As estacas podem ser moldadas no local ou pré-fabricadas. As estacas podem ser de concreto simples, concreto armado, de madeira ou metálicas. A dificuldade é que necessita-se de um equipamento, o Bate-Estaca.


fund19.jpg (5120 bytes)O tubulão é empregado em locais de solo pouco resistentes ou que apresentam abundância de água. É empregado também para fundações dentro d'água como as fundações de pontes, como a Ponte Rio-Niteroi. A construção de um tubulão pode ser feita pelo método "a céu aberto" ou pelo método "a ar comprimido".

VAMOS AGORA DETALHAR CADA UMA PARA VOCÊS.

Fundação tipo ALICERCE

O alicerce é a base da casa. O alicerce é que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (peso) da casa (paredes, lajes, telhados,etc.). Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes
Veja, no desenho abaixo, como deve ser feito um bom alicerce.
alicerce.jpg (46487 bytes)
ROTEIRO para confecção de um bom alicerce:
1 - Os alicerces em alvenaria só podem ser empregados para casas térreas e em terreno firme. Se o terreno não for muito firme, isto é, for formado por barro muito úmido ou argila mole ou solos com presença de água, o alicerce deve ser feito com vigas baldrames de concreto armado.
2 - Não trabalhe em dias chuvosos. A fundação vai ficar uma porcaria e vai trazer problemas de trincas e infiltração de umidade para o resto da vida.
3 - Abrir uma vala da largura um pouco maior que a largura do alicerce.As paredes internas da casa serão de 1/2 tijolo. Então o alicerce deve ter pelo menos 1 tijolo de largura. Se o terreno não for bem firme, o alicerce deve ser mais largo, isto é, ter 1 e 1/2 tijolo de largura. As paredes externas da cas serão de 1 tijolo. Então o alicerce deve ter 1 e 1/2 tijolo de largura. Se o terreno não for bem firme, o alicerce deve ser mais largo, isto é, ter 2 tijolos de largura.
4 - A vala não pode ter menos que 40 centímetros de profundidade. Normalmente, os terrenos naturais apresentam, na camada superficial, muitas raízes de plantas e de árvores. Esta camada não serve para assentar o alicerce. Aprofundar até encontrar terreno firme sem raízes. Em terrenos aterrados não é possível o emprego de fundação direta.
5 - Em terrenos inclinados, o alicerce segura a casa, não deixando ela "escorregar". Aprofundar a vala até encontrar terreno bem firme. Em terrenos bastante inclinados, empregar estacas na fundação. Aprenda medir a DECLIVIDADE do terreno:
alicerce2.jpg (12759 bytes)
COMO MEDIR A DECLIVIDADE DO TERRENO
1 - Escolher 2 pontos quaisquer no terreno, por exemplo pontos A e B da figura acima.
2 - No ponto mais baixo, cravar um pontalete. Se não tiver pontalete, serve caibro, sarrafo ou outro material que seja firme.
3 - Com o auxílio de uma mangueira de água, transportar o nível do ponto B para o ponto A, fazendo uma marca no pontalete.
4 - Medir a distância horizontal entre A e B. No caso do exemplo acima, a distância horizontal medida foi de L = 13,40 metros.
5 - Medir a distância vertical entre o chão e a marca feita no pontalete. No caso do exemplo acima, a distância vertical medida foi de 74 centímetros ou 0,74 metros.
6 - Dividir a distância vertical pela horizontal e multiplicar o resultado por 100:
D = V / H * 100 = 0,74 / 13,40 * 100 = 5,52 %.
A declividade do terreno do exemplo acima é de 5,52 porcento.
6 - Até 10% de declividade e sendo o terreno bem firme, você pode pensar em fundação direta.
7 - Para terrenos com mais de 10% de declividade, a fundação não pode ser direta mas sim profunda e ainda sobre estacas. Algumas das estacas deverão ser inclinadas para segurar a casa contra o escorregamento. A profundidade das estacas deve ser tal que atinja a camada firme do terreno.
alicerce3.jpg (24271 bytes)
8 - Para terrenos com mais de 20% de declividade há risco de escorregamento entre as camadas geológicas do subsolo. Nestes casos não há nada que consiga segurar a casa contra o escorregamento, pois o próprio terreno tem a tendência de escorregar. 
alicerce4.jpg (32592 bytes)
9 - Examinar o fundo da vala. A terra deve apresentar-se firme, sem manchas e homogênea. Caso haja ninhos de formiga, remover e aprofundar um pouco mais a vala.
10 - Apiloar o fundo da vala com um soquete.Você mesmo poderá confeccionar um soquete, usando uma lata de tinta, tipo galão, cheia de concreto e com um cabo de vassoura infincada.
11 - Aplicar uma camada de concreto magro de cerca de 5 centímetros. O concreto magro é feito de cimento, areia, brita e água. Não vai ferro, só o concreto.
12 - Levantar a alvenaria do alicerce até a cota final. A cota do piso interno deve sempre ser mais alta que a cota do piso externo. O ideal é em torno de 17 centímetros (1 degrau de altura).
13 - Fazer a impermeabilização do alicerce conforme figura acima, aplicando uma camada de massa impermeabilizante em cima e nas laterais do alicerce. Esperar secar bem. É essa camada de impermeabilizante que vai impedir a subida da umidade do solo pelas paredes.
14 - Depois que a camada de impermeabilização secou bem, aplicar duas demãos de impermeabilizante betuminoso. Aplicar seguindo as recomendações do fabricante do produto. Esperar secar bem.
15 - Fazer o reaterro do terreno, no lado de dentro e no lado de fora.
16 - Confeccionar o aterro interno. Usar terra de boa qualidade, sem mato e madeira. Entre uma terra fina e uma grossa, prefira a terra grossa. Se possível, misture um pouco de areia grossa, pedrisco, brica ou seixo rolado. Nivele na altura da camada de impermeabilização do alicerce. Soque tudo muito bem.
17 - Confeccionar a alvenaria da parede da casa. Nas duas primeiras fiadas da alvenaria da parede, empregar argamassa de assentamento com adição de impermeabilizante. Essas camadas de impermeabilizante é que vão impedir a subida da umidade pelas paredes. Em dias de chuva é comum os respingos da chuva encontrarem uma fresta para se infiltrar na parede.
18 - Depois de cobrir a casa você pode confeccionar o contrapiso interno da casa. Veja no primeiro desenho deste ítem, a posição exata do contrapiso. Não faça como muitos que colocam o contrapiso na mesma altura que a camada de impermeabilização. ISSO VAI DAR MUITO PROBLEMA:
alicerce5.jpg (20520 bytes)
CUIDADO! Este desenho mostra como NÃO DEVE SER feito. O certo é o desenho lá em cima, no começo da página.

Fundação tipo SAPATA

Dependendo da relação PESO DA CASA / RESISTÊNCIA DO TERRENO, o baldrame poderá não ser o tipo adequado de fundação. Isto acontece quando a peso da casa é grande (como em sobrados) ou quando a casa é construída em terrenos fracos. Neste caso deverá ser adotada a sapata como fundação. A sapata pode ser do tipo SAPATA CORRIDA ou SAPATA SIMPLES.

SAPATA CORRIDA

A sapata corrida é contínua, isto é, percorre todo o comprimento da parede. A vantagem da sapata corrida é que ela pode ser confeccionada em alvenaria e não necessita de vigas e pilares para a sustentação do peso da parede e do telhado.

CAPACIDADE DE CARGA DA SAPATA CORRIDA EM FUNÇÃO DO TIPO DE SOLO
 
CAPACIDADE DE CARGA LINEAR (Quanto aguenta por metro linear)
 Sapata corrida em solo de Argila DURA 
[ 3 kgf / m2]
Sapata corrida em solo de Argila RIJA 
[ 2 kgf / m2]
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 tijolo.7.500 kgf / m5.000 kgf / m
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 e 1/2 tijolo.11.250 kgf / m7.500 kgf / m
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 2 tijolos.15.000 kgf / m10.000 kgf / m
Na tabela acima, o número 7.500 kgf/m significa que o baldrame de 1 e 1/2 tijolo sobre solo de argila rija vai aguentar 7.500 kgf/m, isto é, 7.500 kilogramas por metro linear de sapata. Exemplo: Se a parede tiver 4 metros de comprimento, o peso que a sapata vai aguentar será de 4 X 7.500 = 30.000 kilograma ou 30 toneladas.
ATENÇÃO! A escolha do tipo de fundação deve ser feita sob a assistência de um Profissional do ramo de fundações como um Técnico de Edificações, Engenheiro Civil ou Geólogo.

sapata1.jpg (15731 bytes)

SAPATA SIMPLES

A sapata simples é pontual, isto é, localiza-se em pontos determinados da parede. A desvantagem da sapata simples é que ela necessita de vigas e pilares para fazer a distribuição e a concentração do peso da parede e do telhado.


sapata2.jpg (23784 bytes)



ROTEIRO para confecção de uma boa sapata:

1 - Calcule o peso da sua casa. 
2 - Verifique se o terreno onde vai ser construída a casa possui um Solo de Argila DURA ou um Solo de Argila RIJA. A resposta pode ser sim ou não. 
2.1 - A resposta é SIM, isto é, o terreno é alto, firme e seco:
1 - A fundação pode ser em Sapata Corrida:

Peso da CASA

Vamos medir o Peso Linear, isto é, o peso em uma faixa de 1 metro de cada parte da casa:

peso1.jpg (17644 bytes)

PARTE DA CASA
PESO LINEAR
Telhado com estrutura de madeira e telha de barro do tipo francesa.1.064 kgf / m
Telhado com estrutura de madeira e telha ondulada de fibro-cimento.408 kgf / m
Forro de estuque.220 kgf / m
Parede em alvenaria de tijolo de Barro assentado em 1/2 tijolo com revestimento nos 2 lados.675 kgf / m
Parede em alvenaria de tijolo de Barro assentado em 1 tijolo com revestimento nos 2 lados.1.390 kgf / m
Laje de piso com carga de pessoas e móveis de 160 kgf / m2.1.440 kgf / m


EXEMPLO 1 - Casa Térrea:
PAREDES EXTERNASPeso do Telhado1.064
 Peso do Estuque220
 Peso da Parede de 1 tijolo1.390
 TOTAL:2.674 kgf / m
PAREDES INTERNASPeso do Telhado0
 Peso do Estuque220
 Peso da Parede de 1/2 tijolo675
 TOTAL:895 kgf / m
EXEMPLO 2 - Sobrado:
PAREDES EXTERNASPeso do Telhado1.064
 Peso do Estuque220
 Peso da Parede de 1 tijolo1.390
 Peso do Piso1.440
 Peso da Parede de 1 tijolo1.390
 TOTAL:5.504 kgf / m
PAREDES INTERNASPeso do Telhado0
 Peso do Estuque220
 Peso da Parede de 1/2 tijolo675
 Peso do Piso1.440
 Peso da Parede de 1/2 tijolo675
 TOTAL:3.010 kgf / m
ATENÇÃO! A escolha do tipo de fundação deve ser feita sob a assistência de um Profissional do ramo de fundações como um Técnico de Edificações, Engenheiro Civil ou Geólogo.

2.2 - A resposta é NÃO, isto é, o terreno não é seco mas não chega a empossar água.
1 - A fundação pode ser em Sapata Simples:
2 - Chame um Engenheiro Civil para calcular a Sapata ou prefira a fundação sobre Estacas.
ATENÇÃO! A escolha do tipo de fundação deve ser feita sob a assistência de um Profissional do ramo de fundações como um Técnico de Edificações, Engenheiro Civil ou Geólogo.


CAPACIDADE DE CARGA DA SAPATA CORRIDA EM FUNÇÃO DO TIPO DE SOLO


 
CAPACIDADE DE CARGA LINEAR (Quanto aguenta por metro linear)
 Sapata corrida em solo de Argila DURA 
[ 3 kgf / m2]
Sapata corrida em solo de Argila RIJA 
[ 2 kgf / m2]
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 tijolo.7.500 kgf / m5.000 kgf / m
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 e 1/2 tijolo.11.250 kgf / m7.500 kgf / m
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 2 tijolos.15.000 kgf / m10.000 kgf / m


Na tabela acima, o número 7.500 kgf/m significa que o baldrame de 1 e 1/2 tijolo sobre solo de argila rija vai aguentar 7.500 kgf/m, isto é, 7.500 kilogramas por metro linear de sapata. Exemplo: Se a parede tiver 4 metros de comprimento, o peso que a sapata vai aguentar será de 4 X 7.500 = 30.000 kilograma ou 30 toneladas.
ATENÇÃO! A escolha do tipo de fundação deve ser feita sob a assistência de um Profissional do ramo de fundações como um Técnico de Edificações, Engenheiro Civil ou Geólogo.

SEGUNDA-FEIRA FALAREMOS SOBRE ESTACA E TUBULÃO. ATÉ LÁ E BOAS FESTAS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário