quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A CONFECÇÃO DO ALICERCE DE UMA CASA TÉRREA

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .  
ETAPA 1 - PLANEJAMENTO



Nesta Etapa de Planejamento é importante tentar visualizar a obra pronta. Nunca comece a execução de uma fundação no período de chuvas, que na maior parte do Brasil ocorre entre os meses de novembro e abril. Planeje sempre começar a construir no mês de abril, isto é, depois que passou o período das chuvas e procure chegar ao telhado antes do mês de novembro, quando começam de novo as chuvas. Visualize bem a obra que você pretende construir e imagine como você poderá harmonizar a obra com o terreno natural e vice-versa. Em outras palavras, o terreno natural está lá há milhões de anos e agora, de repente, você pretende produzir uma agressão ao terreno colocando uma obra pesada que vai obrigar o terreno a passar por um processo de acomodação para equilibrar o novo peso que ele vai ter que agüentar.



fpp01.JPG (31940 bytes)


ETAPA 2 - LIMPEZA DO TERRENO

Remova toda e qualquer vegetação da área que será ocupada pela casa. Não basta tirar apenas o mato que está em cima do terreno. É necessário tirar as raízes e, conforme o caso, tirar também a terra vegetal que tenha muitas folhas, galhos e raízes.

fpp02.JPG (46091 bytes)

TERRENO LIMPO

Veja como ficou o terreno após a limpeza.

fpp03.JPG (18611 bytes)


ETAPA 3 - ESCAVAÇÃO DAS VALAS

Realize a escavação do terreno abaixando o nível do terreno até a cota em que vai ficar a casa.
Não use essa terra escavada para aterro pois é uma terra ruim, cheia de lixo, entulho, galhos e folhas, portanto, uma terra péssima para fazer aterros.Não faça o aterro ainda, pois o alicerce precisa ser apoiado em terreno firme.

JAMAIS APOIE O ALICERCE EM CIMA DE ATERRO.

fpp03a.JPG (26517 bytes)

Quando o alicerce fica apoiado sobre aterro a casa sofre recalques e aparece muitas trincas colocando a vida das pessoas em risco.

ALICERCE SOBRE ATERRO

Nunca apoie o alicerce de uma casa sobre um aterro.
Todo e qualquer terreno precisa de um tempo muito longo (pelo menos 4 anos) para adensar totalmente. Uma casa construída sobre aterro vai ficar toda trincada e essas trincas (que decorrem de recalques) não tem solução.

 fpp05.JPG (48365 bytes)


É PERIGOSO MORAR NESTAS ÁREAS:
Áreas baixas são as áreas que são invadidas pelas enchentes e inundações. A Prefeitura sabe muito bem onde elas estão. Por isso é importante ouvir a Prefeitura para saber se determinado local enche ou não. Existem enchentes que só acontecem a cada 10 anos. Então não é todo mundo que sabe disso. Um morador que tenha se mudado para aquela região há menos de 10 anos vai dizer "Eu nunca vi enchente por aqui".
Áreas aterradas demoram muito tempo para se adensarem. Se além de aterradas essas áreas receberem descargas de lixo, pode acontecer desse lixo venha a emanar gases tóxicos e outras substâncias que pode produzir câncer e outras doenças.   Mesmo que o aterro não contenha materiais nocivos, deve se evitar a construção no local pois um aterro, mesmo quando compactado seguindo as normas técnicas, leva pelo menos 4 anos para ficar totalmente adensado. Qualquer casa construída sobre aterro vai apresentar muitas trincas e com grande risco de desabamento.
Áreas com declividade ou inclinação maior que 30% é considerada TALUDE e como tal deve ser feito um Tratamento do Talude para evitar desbarrancamentos e escorregamentos. Se não tiver uma OBRA DE CONTENÇÃO, então o barranco tem a chance de desbarrancar. Muita gente pensa que quem derruba um barranco é a terra encostada no barranco mas, na verdade, quem derruba o barranco é a água que percola no terreno. Muitas vezes a água que derruba um barranco vem percolando (caminhando por dento da terra) de muito longe e não adianta colocar lona plástica por cima do terreno pensando que estaria evitando a infiltração da água.
ETAPA 4 - LOCAÇAO DA OBRA

Locação da obra é quando "locamos", isto é, localizamos a posição exata onde vai ficar as partes da casa, isto é, o alicerce, as paredes, as portas, etc. A gente faz a locação usando cavaletes:



fpp06.JPG (33126 bytes)

Cavaletes são sarrafos largos que pregamos sobre 2 pontaletes bem fincados no terreno.


ETAPA 4-A - USO DO CAVALETE



O cavalete é composto de um sarrafo largo que é pregado sobre 2 pontaletes ou caibros firmemente fincados no chão. O sarrafo deve ser pregado bem na horizontal (para isso use um nível de bolha) para que as medidas da casa possam ser marcadas no cavalete. 

fpp07.JPG (33066 bytes)

Você deve confeccionar um cavalete em cada extremidade dos alinhamentos da casa. Deixar uma boa distância entre o cavalete e a valeta que vai ser aberta para o alicerce. Esse espaço é necessário para a movimentação da terra que será retirada de dentro da valeta. Usando uma trena de boa qualidade marque com um lápis de carpinteiro todos os alinhamentos (do alicerce, das paredes, janelas, portas, etc.) Em cada marca enfiar um prego. O prego é onde você irá esticar o barbante (ou fio de nylon). NÃO SEJA PREGUIÇOSO pois os preguiçosos irão pagar um preço alto na hora de colocar os azulejos e pisos cerâmicos pois medidas fora do padrão vai te obrigar a cortar a placa, seja do azulejo ou da cerâmica, em tiras bem fininhas difíceis de cortar. De preferência, escolha como medida da largura dos ambientes um número que seja múltiplo da largura da placa de cerâmica. Outro cuidado importante: Faça os cantos em ÂNGULO RETO. Use o ESQUADRO. 

ESQUADRO DE BARBANTE

Pegue um barbante que não estique muito. Faça uma montagem como a da figura, tomando o cuidado de deixar as distâncias indicadas (ou seja, 3, 4 e 5 metros) entre um nó e outro. CAPRICHE.

fpp08.JPG (15057 bytes)

O canto formado pelo lado de 3 metros com o lado de 4 metros terá um ângulo RETO, isto é, um ângulo de 90 graus.

AMANHÃ FALAREMOS SOBRE O PLANEJAMENTO DO ALICERCE, ATÉ LÁ.

Fonte: http://www.ebanataw.com.br/roberto/fundacoes/index.php






Nenhum comentário:

Postar um comentário