quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Projeto “Conhecendo Caxias” divulga as belezas da cidade



 
No Museu Duque de Caxias, os visitantes posam para uma foto

A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias deu início ao projeto “Conhecendo Caxias”, criado para divulgar, através de passeios turísticos, as belezas e o patrimônio do município. Segundo o Superintendente Daniel Eugênio, a iniciativa é aberta a escolas, igrejas, entidades e grupos da terceira idade. “O projeto é gratuito e consiste em organizar passeios por vários pontos da cidade”, explicou Daniel. O primeiro grupo a percorrer esses locais, na sexta-feira, 20 de janeiro, era formado de guardas municipais. Partindo no ônibus da Secretaria, eles saíram da Praça do Pacificador, às 9h, e se dirigiram ao Museu Vivo do São Bento, o primeiro museu de percurso da Baixada Fluminense.
Acompanhado dos guias turísticos Alessandro Lourenço e Claudete Patrocínio, o grupo seguiu depois para a Igreja Nossa Senhora do Pilar, erguida em 1720, e que recebeu a visita da família imperial inúmeras vezes. O passeio foi interrompido para almoço e depois prosseguiu com destino ao Museu Histórico do Duque de Caxias e da Taquara, local que foi berço do marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Ali, os visitantes ouviram um pouco da história do local através do diretor Uhelington Fonseca. O roteiro foi encerrado no Parque Municipal da Taquara, criado em 1992 e que ocupa uma área de 200 mil metros quadrados. Ali, a comitiva foi recebida pelo diretor Marlos Campos.
“Os visitantes ficaram admirados com o que viram”, disse Claudete, enfatizando a importância desses passeios. “Muitos deles não tinham conhecimento da existência desse patrimônio no município”, finalizou. Ao final do passeio, cada participante recebeu uma muda de planta e uma bolsa biodegradável produzida no próprio município.
Daniel Eugênio acrescentou que os passeios acontecerão todas as sextas-feiras. Para participar, os grupos interessados devem entrar em contato com a Superintendência de Turismo da Secretaria, através dos telefones: 2652-5631 e 2671-1120, de segunda a sexta-feira no horário comercial. Não é cobrada taxa alguma e os participantes pagam apenas o almoço. Eles são levados por ônibus próprio da Secretaria, que dispõe de 25 lugares. 
Visitantes conheceram um pedaço do território ocupado pelos Sambaqueiros
 


Texto: José Cardoso
Fotos: Alberto Ellobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário