quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

COMO FAZER UM TELHADO - PARTE 3.

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .      


AREJAMENTO DO SÓTÃO


As telhas recebem os raios do sol. Mesmo tendo um alto poder de isolamento, uma parte do calor é transmitido pelas telhas para o ar do interior do sótão que fica em contato com as telhas.
Quando o ar quente do sótão não tem saída, ele vai ficar preso e transmitir seu calor para o forro ou laje de forro causando o aquecimento do quarto mesmo à noite. Porisso é importante que haja aberturas que promovam o arejamento do sótão. 
No caso das telhas cerâmicas, em geral, não há necessidade com esta preocupação pois os encaixes das telhas cerâmicas não vedam totalmente deixando uma pequena fresta entre uma telha e outra. O vento pode entrar e sair por estas frestas.
A figura N0 1, abaixo, apresenta um esquema em que o vento ao atingir o telhado no barlavento cria uma pressão positiva que promove a entrada do ar fresco para dentro do sótão. No outro lado do telhado, no sotavento, a inércia do vento produz uma pressão negativa que "puxa" o vento de dentro do sótão para fora.
Esse mecanismo de entrada e saída do vento mantém fresco o ar do sótão.


Quando o vento encontra um telhado, a superfície que faz frente para o vento chegando chama-se BARLAVENTO e o outro lado onde o vento vai embora chama-se SOTAVENTO.
Outros tipos de telhas como as telhas de fibrocimento, as telhas de chapa galvanizadas, as telhas de alumínio e as telhas plásticas não deixam nenhuma fresta entre uma telha e outra de modo que é necessária a instalação, com espaçamento adequado, de telhas de ventilação. O mercado oferece diversos tipos de telhas de ventilação, sendo as mais comuns:

 Figura 2: Telha para Ventilação do Sótão. 
Figura 3: Telha para Clarabóia.

Figura 4: Parte de catálogo de fabricante mostrando a entrada de ar por baixo da clarabóia.

TIPOS DE MADEIRA


Veja os tipos de madeiras que serão empregadas no telhado:
RIPA
 
1 X 5
SARRAFO
 
3 X 5
CAIBRO
 
5 X 6
5 X 7
BARROTE
 
5 X 9
VIGA
 
6 X 12
6 X 16
6 X 19

Amanhã falaremos sobre os tipos de telhas para construção de um telhado, até lá.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário