terça-feira, 31 de janeiro de 2012

COMO ACABAR COM INFILTRAÇÃO PARTE 4.

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .     

INFILTRAÇÃO DENTRO DO PERFIL (JANELA).


1- O SINTOMA:
Diferentemente de uma janela de madeira ou de aço, a janela feita com perfil de alumínio requer determinados cuidados para que o seu desempenho, em uso, seja perfeito.
Isso se deve a características de fabricação dos perfis.
A primeira e mais importante característica está no fato dos perfis de alumínio serem ÔCOS por dentro.
Outra característica do perfil de aluminio é que ele precisa ser protegido para que nada grude nele. Afinal, esta é a característica pela qual a dona de casa faz questão. Esta característca é obtida submetendo o perfil a um tratamento químico denominado anodização. Nesse tratamento, uma fina camada de óxido de alumínio é formada na superfície, podendo ser brilhante ou opaca.
No tratamento pode ser adicionado algum tipo de sal que vai conferir cor à anodização. As cores mais comuns são o bronze, o café e o preto.
A terceira característica do alumínio de janela é que ele não pode ser soldado. Diferentemente da janela de aço que é toda soldada, a de alumínio não recebe nenhum pingo de solda. Ela é totalmente feita de encaixes.
Esses encaixes não podem ser vedados pois não existe produto que cole bem no alumínio.
2- A CAUSA:
O fato do perfil de aluminio ser ôco por dentro é uma grande dor de cabeça para se conseguir a estanqueidade da janela, não apenas contra a penetração de chuva como também do vento.
Outra dificuldade é escolher o tpo de corte que será empregado nos quatro cantos da janela. É possível, basicamente, três tipos de corte:
Dependendo do canto (superior ou inferior), cada um dos tipos de corte acima vai apresentar vantagens e desvantagens.
O corte que que merece mais atenção é o corte do canto inferior da janela.
É para onde correm todas as águas que corem por fora e também por dentro da janela.
Veja a preocupação de um fabricante:
 INFILTRAÇÃO NA LATERAL DAS JANELAS:

 1- O SINTOMA:
Manchas escuras na parede das laterais da janela.
2- A CAUSA:
Água da chuva que penetra pelas frestas junto à verga da janela e também pelas frestas entre o monte do caixilho e a parede.
A verga da janela precisa ter um caimento para fora o que nem sempre é possível executar. Maior dificuldade encontra o pedreiro insatisfeito com o tralhado e que esteja trabalhando no 160 andar.
Veja o desenho a seguir:
Muitos prédios, pelo sua localização, apresentam ventos ascendentes (ventos que sobem). Fatores externos que condições a formação de ventos ascendentes:
  • Prédios localizados em fundos de vale;
  • Existência de prédios altos e largos nas proximidades;
  • Prédios com muitas reentrâncias e profundas.
É fácil constar esse fenômeno. Jogue pela janela pedaços de algodão.
Em dias de chuva, o vento empurra as gotas da chuva na direção da parede. A água bate na parede e escorre pela parede. Essa água que corre pela parede forma uma enxurrada que vai aumentando de volume na medida em que desce. Um prédio 20 andares, por exemplo, vai formar um verdadeiro rio correndo pela parede.
Ao chegar na verga de uma janela, o vento ascendente obriga a gota de chuva a escorrer grudada na verga. Não importa se a verga tem caimento ou não. Mesmo tendo caimento forte para fora, o vento vai conseguir levar as gotas junto à verga.
Esse fenômeno é pior nos andares baixos.
Se a janela foi instalada com Contra-Marco, então não haverá problema pois o contra-marco é justamente a peça que vai impedir a penetração e a infiltração da água.
Mas se a janela é do tipo econômica, não tem Contra-Marco. Então há risco da água empurrada pelo vento ascendente conseguir penetrar para dentro do perfil da janela.
Vedantes do tipo Borracha de Silicone oferecem uma solução Paliativa pois a anodização não vai deixar a borracha de silicone grudar na janela.
Uma vez dentro do perfil, a água vai escoar para a parte de baixo, isto é, para dentro do trilho da janela. Você não vê nada pois tudo acontece dentro do perfil de alumínio.
Como a janela foi instalada SEM o Contra-Marco, a água que chegar ao trilho da janela vai espalhar pelo parapeito da janela, escoando para fora e TAMBÉM para dentro do quarto.
O morador atento VAI PENSAR que a água que escoou para dentro do quarto veio pela parte de fora do peitoril. Então, inteligentemente vai aplicar Borracha de Silicone para não entrar mais água de fora para dentro.
Mas, o que ocorre na realidade é justamente o contrário, isto é, a água no parapeito deve escoar de dentro do trilho para fora. Então a Borracha de Silicone vai bloquear a saída da água. O PROBLEMA VAI PIORAR.
3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:
Nem sempre será fácil a Solução Definitiva.
Veja como deveria ser a parte de cima da janela:

Veja como deveria ser a parte de baixo da janela:

Mesmo sem vento, o ensaio in-loco mostrou que quase toda água que corria pela parede foi desviada para a parte de veneziana da janela e quase toda a água da parte da veneziana foi desviada para a folha de vidro.

4- SOLUÇÃO PALIATIVA:

A Solução Definitiva é muito difícil de implementar em edifícios prontos e habitados. 
Em geral, para a aplicação da Solução Definitiva necessitamos remover a janela atual, levá-la para a oficina a fim de consertá-la (se isso for possível) e depois voltar a re-instalá-la no lugar em que estava. Além das dificuldade técnicas de fazer isso, vamos enfrentar diversas dificuldades operacionais com moradores, crianças, etc.

MANCHAS E TRINCAS EMBAIXO DA JANELA:

1- O SINTOMA:
Trincas nas partes baixas da janela, principalmente nos cantos inferiores, trincas saindo do canto com inclinação de 45 graus.
2- A CAUSA:
CAUSA DAS TRINCAS:
O que causa o surgimento de trincas é o movimento de expansão e retração da parede.
CAUSA DA EXPANSÃO/RETRAÇÃO:
Mas então, o que causa esse movimento de expansão e retração da parede? E por que somente nessa área sob a janela?
O que causa a expansão é o aumento da umidade da parede. Tijolo de barro maciço e bloco cerâmico são mais sensíveis à umidade do que o bloco de concreto.
O que causa a retração é a diminuição da umidade da parede.
Geralmente, em dias de chuva aumenta a umidade (por, eventuralmente) por haver pontos de infiltração de água e nos dias de sol ocorre uma diminuição da umidade.
CAUSA DO AUMENTO DA UMIDADE:
CAUSA-1:
Uma das causas mais comuns é a falta de impermeabilidade do peitoril da janela.
iSSO Isso costuma acontecer por um dos motivos:
1 - O peitoril não tem nehum elemento impermeabilizante, isto é, à argamassa empegada para a confecção do peitorial não foi adicionado nenhum aditivo impermeabilizante;
2 - O peitorial não tem nenhuma película impermeabilizante, isto é, no peitorial pronto não foi aplicado nenhum produto impermeabilizante (betuminoso, manta, etc.)
3 - O peitoril não recebeu nenhuma placa impermeável (cerâmica ou pedra) ou se recebeu há pontos falhos na aplicação da placa. O desenho acima mosra que há uma fresta entre a pedra e o caixilho e a água penetra por esta fresta.
NOTA: Solução como a aplicação de Borracha de Silicone nestas frestas são soluções paliativas, isto é, não resolvem o problema pois a pedra não aceita o Silicone e vice-versa e com o tempo volta a passar água pela fresta.
4 - O peitoril foi "agredido" com elementos estranhos como grampos, parafusos e ganchos de rede de segurança.
A janela apresenta falhas construtivas que permitem a penetração da água da chuva para dentro do perfil de alumínio. Veja mais detalhes no Caso Anterior.
3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:
A Solução Definitiva é a instalação de uma pedra que ocupe toda a largura da parede, desde a face interior e se projetando para fora para formar uma pindageira.
Veja no desenho a seguir, que mesmo que ocorra uma penetração na parte de dentro do perfil de alumínio dos montantes da janela, a água vai sair num lugar sobre a pedra e graças ao caimento de 2% vai escoar para fora.
Nas laterais da janela, tomar o cuidado de prolongar a pedra para recolher a água que eventualmente possa escoar pelo interior dos montantes laterais:
E, se não tiver outra solução para prender a Rede de Segurança, tomar o cuidado de preencher não só o furo da bucha como também o interior da bucha com Borracha de Silicone.

CONTINUA AMANHÃ, ATÉ LÁ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário