sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

COMO ACABAR COM INFILTRAÇÕES PARTE 2.


FALHA NA IMPERMEABILIDADE DA LAJE.
Manchas escuras no teto e partes altas das paredes causadas por falta de impermeabilidade da laje do piso do apartamento de cima. 
2- A CAUSA:
Ambientes molhados como Cozinha, Banheiro e Lavanderia precisam ter o piso impermeável.
Como é feito?
Normalmente a laje do piso desses ambientes são confeccionadas com concreto impermeável. O concreto comum quando feito com uma areia de boa granulometria, com adição de aditivo impermeabilizante e bem adensado resulta em um concreto impermeável.
Figura 1 - Corte esquemático mostrando a laje do piso de um banheiro onde a impermeabilidade da laje é garantida pelo empego de um concreto impermeável.

Alguns construtores, preferem empregar concreto comum para depois passar uma camada impermeabilizante. Isso facilita o trabalho no canteiro.
O resultado é uma laje de concreto comum, não necessáriamente impermeável, que recebe, por cima, uma camada de material impermeabilizante.
Figura 2 - Corte esquemático mostrando a laje do piso de um banheiro onde a impermeabilidade da laje é garantida pelo empego de uma película impermeabilizante aplicada sobre a laje.
3- O PROBLEMA: 
São muitas as causas possíveis:
1 - Não foi empregado concreto impermeável e nem película impermeabilizante.
2 - Foi empregado concreto impermeável ou película impermeabilizante, porém, o serviço foi mal executado.
3 - Foi feita uma reforma no piso d banheiro e durante a reforma a película impermeabilizante foi danificada. 
4- SOLUÇÃO PRÁTICA: 
A solução para esse problema é aplicar uma nova película impermeabilizante.
Então, seguir os procedimentos seguinte:
1 - Remover todas as peças em contato com o piso como vaso sanitário, bidês, lavatórios com cuidado pois iremos reaproveitar todas as peças;
2 - Quebrar e remover o piso e destiná-lo a bota-fora;
3 - Retirar o material de enchimento, examiná-lo se será possível reaproveitá-lo e reservar;
4 - Quebrar e remover as peças hidro-sanitárias como caixas sifonadas, ralos, tubos, etc. e destiná-los a bota-fora;
5 - Preparar as superfícies (fundo e lado) para receber a nova película;
6 - Aplicar a nova película impermeabilizante;
7 - Aguardar o período de cura ou secamento;
8 - Refazer a rede hidro-sanitária;
9 - Encher o rebaixo;
10 - Refazer o contra-piso e o piso;
11 - Reinstalar as peças.

IMPERMEABILIDADE DE BANHEIRA 

1- O SINTOMA: 
Manchas escuras no teto e partes altas das paredes do apartamento de baixo. 
2- A CAUSA:
Falha na impermeanilidade da banheira do apartamento de cima, combinada com a falha da impermeabilidade da laje (Caso 1).
Ponto 1: Infiltração da água pelo vão entre a banheira e a parede;
Ponto2: Infiltração da água pela borda lateral da banheira;
POnto 3: Passagem da água da banheira por falhas de vedação dos conectores de ligação da rede hidro-sanitária da banheira. 
3- SOLUÇÃO QUE NÃO FUNCIONA: 
Aplicação de vedante à base de borracha de silicone.
Os produtos e materiais de acabamento de banheiros são fabricados com uma película de acabamento especial que impede a aderência de sujeira. O bom azulejo é aquele que não deixa nada grudar nele.
Então, a aplicação de um vedante sobre o azulejo ou sobre o esmalte da banheira ou sobre o plástico da banheira funcionará apenas por algum tempo. 
4- SOLUÇÃO: 
Consertar a impermeabilidade da laje do piso.

FALTA DE DRENAGEM DO PISO REBAIXADO


1- COMO FUNCIONA:

Compartimentos molhados são construídos, em geral, sobre Lajes Rebaixadas.
Entende-se como Laje Rebaixada a laje construída em desnível com as demais lajes com a finalidade de receber tubos, caixa de passagem, caixa sifonada, ralo e outros componentes da instalação hidráulica, sanitária, águas pluviais e outras, necessárias no piso da Cozinha, Banheiros e Áreas de Serviço.






Como se vê, no desenho acima, a laje rebaixada permite acomodar caixa sifonada, sifões, tubos e outros dispositivos sem prejuizo do nivelamento dos pisos, isto é, o nível do piso do banheiro é o mesmo do piso do quarto.
Depois que todas as instalações forem concluídas, enche-se o rebaixo com algum material de enchimento como brita, seixo rolado ou argila expandida.
O desenho acima mostra também o fluxo 1, do vaso sanitário, o fluxo 2, do ralo do piso e também o fluxo 3 que escoa a água que penetra no rebaixo por diversos locais de difícil identificação.


Como o local recebe água pela Infiltração Difusa, o construtor toma o cuidado de aplicar Concreto Impermeável no fundo e laterais da área rebaixada.
Opcionalmente, em vez de usar concreto Impermeável, o construtor pode optar pelo emprego de concreto comum e posteriormente aplicar uma película, filme ou manta impermeabilizante.
2- O PROBLEMA: 
Alguns construtores, meio distraídos, costumam esquecer de colocar o dreno para o fluxo 3. Então a água que penetra por Infiltração Difusa não encontra caminho de saída, ficando presa no rebaixo.
Alguns construtores chegam a afirmar que o Banheiro, a Cozinha e a Área de Serviço não deve ser lavada com água devendo ser passado um pano úmido - Isso para esconder a falha deles terem esquecido de instalar o dreno.
Mesmo que a Infiltração Difusa seja bem pequena, como a água não tem saída, ela vai se acumulando até que um dia enche totalmente o espaço do rebaixo.
Daí, a água pode se espalhar para todo o apartamento e faz isso, geralmente, pelo forro do carpete. 
3- SOLUÇÃO CORRETA:
A solução correta é quebrar o piso, nas proximidades da coluna de descida do esgoto, e instalar um conector que permita a saída da água empoçada no rebaixo. 
4- SOLUÇÃO PALIATIVA:
No caso da impermeabilidade da laje do rebaixo estiver em boas condições e o vizinho de baixo nunca tenha reclamado de manchas no teto dele, então é possível se pensar numa solução paliativa menos custosa. Seria a instalação de um conector com válvula de retenção junto à caixa sifonada.
Esta solução abaixa o nível da água empoçada evitando o espalhamento da água para outros compartimentos e também a formação de manchas escuras no rejunto do piso.
Amanhã retornaremos com mais estudos de caso, até lá.

Fonte: http://www.ebanataw.com.br/infiltracoes/abertura.php





Nenhum comentário:

Postar um comentário