quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Moradores conhecem a tão sonhada casa própria.



Ronaldo Valentim: prefeitura dando oportunidade de crescimento para as pessoas
Num clima de muita emoção, os contemplados das 389 casas dos condomínios Santa Lúcia e Santa Helena, localizado em Santa Cruz da Serra, visitaram pela primeira vez os imóveis que eles serão donos. Antes da visita, os contemplados se reuniram no domingo, 22 de janeiro, no CIEP Henfil, em Parque Paulista, com membros da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Ao todo, foram três reuniões onde os futuros moradores das casas ficaram cientes de que, além da oportunidade da casa própria, eles estavam recebendo, também, toda a assistência necessária para que possam viver no local com qualidade de vida. A Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com várias secretarias, se comprometeu em orientar os contemplados no que diz respeito a serviços como encaminhamento a emprego, vaga em escolas e transporte nas proximidades.
“Este é um grande passo rumo à redução do déficit habitacional em nosso município, mas para nós, é também muito importante que essas pessoas, além de casas recebam também o apoio necessário para começar um novo momento com mais qualidade de vida”, destacou o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, que esteve presente na última reunião realizada no domingo. A assistência oferecida pela Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, através de suas Secretarias, tem como objetivo, além de oferecer assistência, possibilitar aos contemplados, condições de continuar pagando as prestações. Para isso, durante as reuniões que aconteceram nos dias 4, 11 de dezembro de 2011 e 22 de janeiro deste ano, eram realizadas entrevistas com os contemplados e abordadas questões como quantidade de filhos na escola e emprego.
A alegria incontida na emoção de Tânia Marcelino, ao ver sua nova moradia
Outros benefícios conquistados pela Prefeitura de Duque de Caxias, através do prefeito Zito, foram a isenção do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e a redução dos valores que seriam cobrados pela Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos). Segundo a Secretaria de Habitação, uma lei enviada à Câmara Municipal pelo prefeito garantiu a isenção do imposto aos contemplados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, e junto à Cedae, os moradores pagarão apenas a tarifa social. “O prefeito Zito não mediu esforços pra esse empreendimento acontecer. O programa é federal, mas depende da parceria com o município. E estamos cumprindo a nossa parte dando oportunidade de crescimento a essas pessoas. Elas precisam de casa, mas também precisam de escolas para seus filhos, de emprego e de transporte na área. É aí que entra o trabalho da Prefeitura”, destacou o secretário municipal de Habitação, Ronaldo Valentim. Os condomínios: Santa Lúcia e Santa Helena possuem 389 casas, com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Há também duas casas adaptadas aos cadeirantes, estacionamento para114 vagas, quadra esportiva e churrasqueira.
 O primeiro contato de dona Tânia Marcelino, de 53 anos, com as casas, levou-a a momentos de intensa alegria. Moradora de uma área de risco, em Jardim Anhangá, ela ficou eufórica ao ligar a torneira da cozinha. “Oh meu Deus, aqui tem água na torneira, que maravilha! Há quanto tempo não vejo isso. Gente, eu já fiquei em abrigo duas vezes e isso aqui pra mim, é um luxo. Minha prima vai adorar”, disse Tânia. As próximas etapas incluem sorteio das casas aos contemplados, assinatura do contrato e entrega das chaves.
O secretário de Trabalho Jorge Cezar (dir.) é um dos que apoiam o projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário