sexta-feira, 29 de junho de 2012

Trabalho da Assistência Social é elogiado por ONG suíça


A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, Roseli Duarte, participou, neste sábado, dia 16 de junho, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no bairro Flamengo, no Rio, de um debate sobre o tema “Assistência Médica e Social e Educação para pessoas que vivem em áreas de contaminação". A iniciativa faz parte da Conferência das Nações Unidas sobre o Maio Ambiente – Rio + 20, onde autoridades internacionais debatem os problemas relacionados ao meio ambiente. O evento contou com a presença de Organizações Não Governamentais e ambientalistas nacionais e internacionais, que discutem a pauta da Conferência.
Xavier Guijarro elogiou o trabalho de Roseli em favor dos menos favorecidos
Roseli falou sobre o trabalho de conscientização sobre problemas ambientais e sobre o desempenho do ProJovem Adolescente, que vem obtendo significativos resultados em suas articulações sociais de integração e fortalecimento da convivência familiar e comunitária. De forma objetiva, a secretária explicou a maneira comprometida com que desenvolve o trabalho voltado para os jovens em Duque de Caxias. "Nossos adolescentes são inseridos numa realidade política, social, cultural e ambiental de forma precisa, mas de maneira natural, leve, divertida, lúdica, de modo que torne o processo de conscientização e aprendizado bastante agradável" observou.
O representante da ONG suiça recebeu os jovens de Caxias que foram à Rio + 20
A secretária completou, dizendo que os jovens vão ao teatro, realizam passeios culturais e se dedicam ao aprendizado de forma prática e participativa. “O resultado disso é essa linda participação neste evento de tão expressivo realce mundial. É absolutamente compensador observar o engajamento deles nas causas ambientais. É a prova de que o trabalho realizado pelos educadores sociais estão dando resultados e nossos jovens são capazes de apresentar uma visão crítica e analítica, de modo que os possibilitem articular ideias que possam servir para o início de um processo de transformação", concluiu.
Adolescentes ligados à Green Cross visitaram a Cidade dos Meninos, no Pilar 

Ao término do evento, autoridades do mundo todo elogiaram o discurso da secretária e propuseram parcerias que serão anunciadas em breve. Na sequência, os jovens brasileiros deram uma aula sobre o problema da contaminação da Cidade dos Meninos. Eles detalharam pontos históricos, explicando os aspectos danosos de cada componente químico, e fizeram uma apresentação de slides que impressionou pelo detalhamento. Ao término, os adolescentes do Projovem tiveram uma recepção digna de estrelas internacionais com entrevistas e coquetel.

O diretor do Programa para a Educação Ambiental da Green Cross, Xavier Guijarro, também se mostrou satisfeito com o desempenho dos jovens. "No programa promovemos a sensibilização dos jovens sobre o meio ambiente e a Rio+20. Para isso trazemos adolescentes de vários países que sofreram as consequências de problemas ecológicos. Eles são testemunhas vivas da necessidade de se aplicar políticas adequadas para evitar danos à população. Os jovens do Brasil têm mostrado uma maturidade incrível e isso contribui de forma excepcional para o nosso trabalho", concluiu Xavier.
 


Texto: Luiz Filho
Fotos: Antonio Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário