segunda-feira, 4 de junho de 2012

Parque Chuno ganha praça onde existia um terreno baldio


Praça deu vida nova ao  Parque Chuno no segundo distrito
O local que era um depósito de lixo foi transformado em uma bela Praça Pública. Na quarta-feira, 31 de maio, o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, inaugurou a Praça do Parque Chuno, que recebeu o nome de João Batista Lopes e possui playground com grama sintética, brinquedos de madeira maciça, quiosque, bancos, canteiros, iluminação e pintura. Os moradores, que esperavam por uma área de lazer há anos, não se continham de tanta felicidade.
A aposentada Lucy Barreira da Conceição dos Santos, 65 anos e moradora do bairro há mais de 50, era toda elogios e agradecimentos. “Moro aqui desde que vim do Nordeste e sei muito bem como era tudo isso aqui. Foi o prefeito Zito que transformou tudo aqui . Onde hoje está essa praça era uma lixeira, que trazia vergonha e tristeza para todos nós”, comentou a aposentada.
 Lucy Barreira da Conceição dos Santos, 65 anos, gostou da nova praça
A vereadora Fatinha, que é moradora da região, relembrou de como era o local. “Isso aqui era um terreno baldio, um depósito de lixo que jogavam até animais mortos. Por isso hoje é um dia muito feliz para todos nós. Quero agradecer a todos, principalmente aos funcionários da Secretaria de Obras, que trabalharam incansavelmente para que tudo ficasse muito bem”,agradeceu a vereadora, que aproveitou para homenagear a viúva de João Batista, a aposentada Jandira Lopes, juntamente com seus filhos.
A professora Edite Viana, presidente da Fundec, falou que bem próximo, em Jardim Primavera, tem uma unidade da Fundec que oferece diversos cursos de qualificação, inclusive o Preenem, que é um preparatório para universidades públicas e escolas técnicas. “Só aqui em Jardim Primavera tivemos aprovados para os vestibulares da UERJ, UFRJ, PUC, com bolsa de 100% e várias escolas técnicas. Isso é uma grande vitória. Quem quiser pode ainda se inscrever para a prova de seleção para os cursos de soldador e caldeireiro, que acontecem na unidade do Centenário, em parceria com a Firjan”, anunciou Edite Viana.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte, aproveitou para informar que, em breve, serão inaugurados, próximo à Rua 2, em Jardim Primavera, mais um Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e uma ADC (Alfabetização Digital com Cidadania). “Nosso governo se preocupa com todos, das crianças aos idosos e não são medidos esforços para se fazer o que existe de melhor para a população”, disse Roseli. A professora Raquel Barreto, secretária de Educação, disse que a praça é o complemento do aprendizado de sala de aula. “É na praça que se encontram as famílias, os jovens, as crianças e os idosos. A praça é um espaço democrático de lazer e cidadania”, completou.
Jorge Amorelli, vice-prefeito, aproveitou a oportunidade para agradecer o emprenho e dedicação de todos os funcionários municipais. “São os servidores que fazem tudo acontecer, na Saúde, na Educação, na Fundec, nos Serviços Públicos. Todos são peças fundamentais para que essa engrenagem funcione para oferecer cidadania e qualidade de vida à população”, disse Amorelli.
Andreia Zito, deputada federal, lembrou de importantes vitórias conseguidas para a cidade de Duque de Caxias. “É importante falar da nossa Universidade Pública que está sendo construída em Santa Cruz da Serra, da Policlínica,da da Casa da Mãe Caxiense e, principalmente, da vinda do Colégio Pedro II, que veio para cá enquanto eu ainda era deputada estadual e que, depois que a Prefeitura cedeu o terreno, terá uma sede própria no Centenário. Duque de Caxias é a primeira cidade da Baixada Fluminense com uma escola de excelência como o Pedro II”, disse a deputada.
Andreia Zito destacou os grandes investimos na cidade, como a Universidade Pública
O prefeito Zito disse que cada morador da cidade merece uma palavra de gratidão dele, pela confiança e pelo carinho. Zito relembrou que tudo o que foi feito em toda região foi através de sua administração e que está tendo que refazer tudo que foi abandonado na gestão anterior. “Esta praça era uma reivindicação antiga dos moradores e sempre soube que tudo tem o seu tempo. Tem tempo de plantar e de colher. Graças a Deus estamos realizando mais um sonho”, finalizou o prefeito.
Amorelli, Zito, parentes do homenageado, Andreia Zito e a vereadora Fatinha descerram placa
 


Texto: Cecília Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário