terça-feira, 5 de junho de 2012

Duque de Caxias discute sustentabilidade com Xerém +20


As crianças tiveram aula de preservação ambiental e tocaram numa cobra
Com a proximidade da Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias não perdeu tempo e apresentou, no dia 2 de junho, sábado, a Xerém +20. O evento aconteceu na Escola Municipal Dr. Ely Combat, no 4º distrito, e contou com a participação de cerca de mil alunos das escolas municipais localizadas no entorno e da própria unidade escolar.
No evento promovido pela SME/DC, os participantes puderam assistir a uma palestra ministrada pelo professor de Biologia, Rubens Rocha. O pesquisador lembrou que a intenção da apresentação é conscientizar ecologicamente, através de conceitos já discutidos na ECO 92 e, desta forma, atualizar as discussões sobre a Rio+20, a fim de levantar soluções e ideias de sustentabilidade que possam ser aplicadas no cotidiano das comunidades.
“Estamos preocupados com o futuro do planeta e queremos que todos comunguem de um mesmo ideal, ou seja, a conscientização ecológica. Para isso, precisamos nos mobilizar e orientar nossas crianças. A Rio+20 oferece uma oportunidade de pensar globalmente, para que possamos agir localmente e sonhar com um futuro comum, seguro e justo para todos,” disse o professor de Biologia.
Além da palestra sobre meio ambiente, foram entregues mudas de plantas aos estudantes. “Eu tenho que me preocupar com os animais e as plantas de onde eu moro e de todo o planeta porque precisamos deles para sobreviver. Não podemos maltratar os animais mesmo que possamos sentir medo deles. Eles devem ser respeitados e amados porque são seres vivos,” explicou o aluno do 6º ano, Cleone de Souza Silva.
Moradores receberam mudas de plantas no evento em Xerém
Segundo a secretaria de Educação, professora Rachel Barreto, a Xerém+20 demonstrou a preocupação da SME em atualizar os estudantes sobre assuntos que são importantes para a sociedade, como o desenvolvimento sustentável. “Através de ações pedagógicas nossos alunos estão discutindo os problemas ambientais. Isso é muito importante porque fomenta neles a vontade de construir um futuro melhor”, comentou.
Professora Rachel Barreto entre os alunos de Duque de Caxias



Texto: Cláudia Gentile
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário