segunda-feira, 4 de junho de 2012

CPRM divulga boletim de Alerta de Cheia para Manaus


A Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil, em Manaus, divulgou nesta quinta-feira (31/5), durante coletiva de imprensa, o terceiro e último boletim de alerta de cheia para Manaus. A previsão anunciada foi de 30,27 para a cota máxima. Atualmente o rio Negro permanece estabilizado há três dias na cota de 29,97 m. Segundo o superintendente Marco Antônio Oliveira, ainda é cedo para afirmar que o rio encontra-se estável. “A história da cheia só pode ser contada no final dela. Esta cheia foi totalmente atípica, não podemos afirmar que o rio se estabilizou, pois dependemos ainda do regime de chuvas", disse.

 Superintendente Marco Antônio Oliveira durante divulgação dos dados do Sistema de Alerta
Superintendente Marco Antônio Oliveira durante divulgação dos dados do Sistema de Alerta
O chefe de meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ricardo Dallarosa, que também participou da coletiva,  afirmou que o índice de chuvas para o mês de maio foi abaixo do esperado e para junho estima-se normalidade, o que significa baixo índice de precipitações.

No Amazonas, 53 municípios, incluindo a capital, estão em situação de emergência e outros 3 decretaram calamidade pública. As Defesas Civis do Estado e Município anunciaram o repasse do Governo Federal de 10 milhões para auxílio da população afetada. Cartões sociais, cestas básicas e água potável já foram entregues.

Marco Antônio Oliveira chamou atenção para o início da enchente no alto rio Negro. Ele antecipa que poderá afetar as cidades de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel.

Informações para a imprensa
Superintendência Regional de Manaus
Carla Machado
(92) 2126.0348
carla.machado@cprm.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário