quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Município ganha atendimento veterinário gratuito


A UTA realiza atendimento veterinário gratuito às quartas-feiras
Os animais domésticos de Duque de Caxias já têm um endereço para buscar socorro. Desde julho está funcionando, no bairro Beira-Mar, atrás do Caxias Shopping, a Unidade de Tratamento Animal (UTA) do Programa Municipal de Bem-Estar Animal – a primeira do gênero em toda a Baixada Fluminense. As quartas-feiras, a unidade presta consultoria veterinária gratuita, além de oferecer, também de graça, vacinação para animais contra pulgas, carrapatos e coceira. “Em breve, também teremos vacina contra a raiva”, disse Natanael Ferreira, coordenador do programa.
Toda a semana são distribuídos 20 senhas de atendimento por ordem de chegada para donos que estão levando seus animais para a consulta. “Atendemos muito mais que isso, pois há animais que vêm apenas para receber vacina ou para fazer revisão de consulta e ver se os remédios receitados estão fazendo efeito”, explicou Natanael. Com a UTA, o programa está colocando em prática a lei municipal 2.374 aprovada em 2011, que estabelece a responsabilidade do município no bem-estar animal em seu território.
Maria Figueiredo confere as receitas de seus cães
Nesta quarta-feira, 22 de agosto, a costureira Cristiane Aquino, moradora do Parque Felicidade, de 45 anos, levou seu cachorro Riquinho à UTA pela primeira vez. “Minha amiga não quis mais cuidar dele e largou lá em casa. Ele nunca recebeu nenhuma vacina. Quando soube do trabalho que fazem aqui, não quis deixar passar a oportunidade”, disse Cristiane. A aposentada Maria Figueiredo de Oliveira, 65 anos, levou seus dois cães, o casal Branquinha e Toquinho, para consulta. “Eles estavam abandonados na rua. Branquinha tinha recebido até facada, um absurdo. Estão com coceira e os pelos deles estão caindo. Adorei a consulta. Vou voltar mais vezes”, disse Maria Figueiredo, moradora do bairro Dr. Laureano.
Além das consultas veterinárias gratuitas, a UTA também recolhe denúncias de maus-tratos a animais e as encaminha para a 59ª DP, onde geram processos que são acompanhados pelo Programa. “Em breve também teremos um trailer que usaremos para ir aos bairros para realizar gratuitamente a castração de animais, reduzindo o índice de animais abandonados nas ruas do município”, disse Natanael, esclarecendo que o trailer será comprado com verba federal específica para o desenvolvimento de programas de bem-estar animal nos municípios.
A Unidade de Tratamento Animal está localizada na Avenida Guanabara, 1.170, Parque Beira-Mar, atrás do Caxias Shopping. As consultas veterinárias e aplicação gratuita de vacinas são realizadas as quartas-feiras, de 9 às 17h. São 20 números para consultas. A revisão e a aplicação de vacinas não tem limite de atendimento. Denúncias de maus tratos a animais podem ser realizadas no local, de segunda a sexta-feira, das 9 as 17h. Denúncias também podem ser realizadas pelo telefone 2782-0922 que também fornece maiores informações.
O Programa distribui 20 números para atendimento a cada quarta-feira
Caxias é a primeira cidade da Baixada a oferecer antendimento veterinário gratuito


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Marcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário