segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Caxias avalia a alimentação e programas sociais no município


Técnicos de várias secretarias municipais de Duque de Caxias, além de convidados, participaram nesta quarta-feira, 15 de agosto, do Encontro de Gestores sobre Alimentação. O evento, promovido pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), no qual foi avaliado e debatido o diagnóstico dos últimos três anos nos quatro distritos sobre a qualidade da alimentação e o alcance dos programas sociais aos beneficiários. O trabalho envolveu escolas, creches, CCAICs (Crechese Centros de Atendimento à Criança Caxiense), famílias de áreas carentes e moradores da área rural.
Foram exibidos painéis com informações detalhadas sobre o trabalho realizado, que envolveu, principalmente, as secretarias municipais, órgãos, como Emater/Duque de Caxias, e parceiros como a UERJ e Unigranrio. “Durante três anos monitoramos em conjunto as regiões para observar suas principais dificuldades alimentares. Constatamos que houve alguma mudança positiva, mas é preciso melhorar ainda mais, principalmente na questão dos serviços sociais e de saúde junto às famílias de agricultores do 4º distrito”, observou Regina Oliveira, diretora do DESANS.
Além das questões referentes aos agricultores, foram apresentadas e debatidas também a situação dos CCAICS e do Programa Bolsa Família, bem como a taxa de analfabetismo e o percentual de crianças e jovens fora da escola. Programas como o Saúde na Escola, Educação no Campo, além de produção, disponibilidade de alimento e geração de renda que melhorem as condições devida no campo, também estiveram na pauta.
Segundo os técnicos presentes, é fundamental que se continue a incentivar a criação de hortas nas escolas, para que os alunos tenham como aplicar a experiência em suas casas, melhorando a qualidade do seu alimento com produtos frescos e livres do agrotóxico.
Outro dado foi referente às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Duque de Caxias, onde, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 147.646 pessoas recebem a renda do programa. Deste total, 2.988 vivem na área rural do 4º distrito, um número considerado insuficiente pelos técnicos presentes, já que a região é habitada por mais de 10 mil pessoas.
Para Renata Briata, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o programa não atinge a todas as famílias da região devido a vários fatores: falta de informação, dificuldade de locomoção e distância. Outro detalhe que chamou a atenção, foi a constatação de que pelo menos 75% dos moradores da região não estão organizados em associações ou sindicatos de produtores. “Isso impede até que eles comercializem sua produção agrícola com a Prefeitura, para o Programa Merenda Escolar”, observou a diretora do DESANS.


Texto: Nelson Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário