sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Caxias terá Plano Municipal de Redução de Riscos


Os primeiros detalhes do Plano Municipal de Redução de Riscos foram apresentados nesta quarta-feira, 01 de agosto, na sede da Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias. O documento será elaborado pela empresa Regea Geologia e Estudos Ambientais. As primeiras informações foram passadas à autoridades do Sistema de Meteorologia do Estado (SIMERJ), da Superintendência de Projetos Especiais da Secretaria de Obras e Urbanismo (Supre) e técnicos da Defesa Civil Municipal. O responsável pelo projeto é o geólogo da Regea, Oswaldo Yujiro Iwasa, que vai se reunir novamente com gestores dos órgãos participantes do Plano de Contingência. O prazo para entrega do plano é de seis meses.
E reunião foi realizada na Secretaria de Sehurança e Defesa Civil
Oswaldo Yujiro vai usar em seu trabalho informações do relatório de mapeamento feito pelo Serviço Geológico do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro – DRM que dispõe de dados importantes. No relatório de mapeamento de áreas de risco de deslizamento, elaborado com ajuda da Defesa Civil de Duque de Caxias foram identificadas na época 98 áreas de risco eminente e que podem atingir 680 imóveis, afetando 2.680 pessoas diretamente. Entre as medidas que poderão ser sugeridas estão a construção de barreiras e intervenções para a estabilização de taludes (barrancos, morros e encostas).

O Plano Municipal de Redução de Riscos vai indicar ações para impedir e minimizar a ocupação de áreas de riscos em morros, junto a barreiras e margem de rios e canais, além da instalação de sistemas para o monitoramento de áreas de risco de enchentes. Segundo o geólogo Oswaldo Yujiro é importante treinar técnicos da Defesa Civil em sistemas de alerta e envolver mais a população.
O técnico Yujiro destaou so principais pontos do Plano a ser elaborado
O diretor da Defesa Civil Municipal, Luis Cláudio Menezes disse que Duque de Caxias conta com grande número de voluntários, pessoas treinadas pelo processo Apell (Processo de Alerta e Preparação para Emergências em Nível Local) e pela Defesa Civil. Nas comunidades os moradores participam dos NUDECs – Núcleos de Defesa Civil Comunitário, que estão sendo ampliados nos distritos.
Além do geólogo da Regea, Oswaldo Yujiro, participaram da primeira reunião o diretor da Defesa Civil Luis Cláudio Menezes, Michele Ribeiro do Simerj, a superintendente da Supre, Vânia Peixoto, e o coordenador de voluntários da Defesa Civil, João Ariel Blanco.


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Paulo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário