segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Crianças de Caxias fazem atividades físicas no 15º Batalhão


Só em chagar ao batalhão, para as aulas, as crianças já se mostram satisfeitas
A parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias e o 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM) rendeu mais um dia de atividades para crianças e adolescentes participantes do Programa Servir com Proteção Social. Lideradas pelo seu coordenador, Carlos Henrique Silva Santos, as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e os adolescentes das Casas de Acolhimento Municipal e da comunidade do Centenário estiveram no dia 15 de agosto, quarta-feira, no Batalhão, onde participaram de aulas de Tae Kwon Do e Natação.
 
Os jovesn ouvem as palavras de incentivo do comandante Claudio Lucas
Foi um dia inesquecível para os jovens. Além das atividades, que aconteceram no período da manhã e da tarde, eles aproveitaram o lanche e o almoço do quartel. Durante a aula de Tae Kwon Do, o tenente-coronel Claudio Lucas, comandante do 15º BPM, falou com as crianças sobre o prazer de recebê-las e destacando a importânciado esporte para o desenvolvimento do cidadão. “É um prazer ter vocês aqui conosco. O esporte é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Trazer a sociedade civil para dentro do Batalhão é tirar a imagem negativa da polícia. As famílias precisam saber que, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a polícia se preocupa com o futuro da nossa cidade”, enfatizou o oficial.
 
Outro momento de satirfação para crianças e adolescentes é a hora do lanche
Para Carlos Henrique, que também é professor de Educação Física do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gramacho, o projeto tem se tornado um referencial no resgate das crianças, mantendo-as ocupadas com atividades que ajudam no desempenho na escola e em suas famílias. No batalhão, o projeto tem dado tão bons resultados, que já existe um estudo sobre a possibilidade de estendê-lo a outros quartéis da corporação. Para as educadoras sociais Marlei Paes e Maria Lucia Veiga, a participação dos adolescentes das Casas de Acolhimento no projeto tem ajudado bastante no desenvolvimento do trabalho e na mudança de comportamento deles.
 
As educadoras sociais do projeto posam com o coronel Claudio Lucas
Um dos frutos do Projeto Servir com Proteção é David da Silva Leite, que permaneceu um mês na Casa de Passagem, no Complexo da Assistência Social Juíza Olímpia Rosa Lemos, no Centenário. Ele lembra que tinha desentendimentos com o pai e que a situaçãoem casa era muito difícil. A mudança surgiu quando começou a participar do projeto. Hoje, através de uma decisão judicial, David mora com sua avó e frequenta as aulas de Tae Kwon Do, no 15º BPM. “O Projeto está sendo ótimo pra mim. Estou aprendendo muito com os instrutores e desejo, no futuro, ser um policial”, disse.
Crianças fazem o aquecimento preliminar antes da aula de Tae Kwon Dô
O projeto “Servir com Proteção Social”, foi inaugurado em julho deste ano e é promovido através de parceria entre o 15º BPM e a Prefeitura de Duque de Caxias. O objetivo é beneficiar crianças e adolescentes, levando-as a praticarem esportes nas instalações do quartel do batalhão, saindo das ruas e evitando o assédio do crime organizado.


Texto: Celsiane Soares e Nelson Soares
Fotos: Antonio Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário