quinta-feira, 6 de setembro de 2012

UNET Centenário ganha mais dois cursos em parceria com Senai


O curso de cortador de chapas metálicas é uma das novidades
Na segunda-feira, 3 de setembro, aconteceu a aula inaugural das novas turmas da Unidade de Educação para o Trabalho (UNET) do bairro Centenário, em Duque de Caxias. Além dos novos alunos do curso de soldador, a data marcou também o início das atividades de dois novos cursos da unidade: cortador de chapas metálicas e traçador de caldeira. Além destes, a unidade possui mais três cursos, mantidos em parceria com o Senai – caldeireiro, encanador industrial e montador de estruturas metálicas –, todos voltados para área de petróleo e gás, que está em franco crescimento no município.
Presente ao evento, a presidente da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), profª Edite Viana, contou, em um breve relato, a história da criação da UNET Centenário e da parceria com o SENAI para a implantação destes cursos, a fim de garantir a mão de obra qualificada a todos os jovens interessados na área de petróleo e gás. “A Prefeitura de Duque de Caxias, hoje, se preocupa muito com a juventude e com a empregabilidade de seus munícipes. Por isso, para aproveitar a necessidade de mão de obra especializada nesta área, implantou em várias UNETs, cursos profissionalizantes, inteiramente grátis, através dessa parceria FUNDEC/Senai”, declarou.
A deputada Andreia Zito e a presdiente da FUNDEC Edite Viana
O reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura, através da FUNDEC, foi destacado pela deputada federal Andreia Zito. “Esta é uma iniciativa focada na educação e na inclusão social, com especial atenção na qualificação profissional. É uma oportunidade oferecida que precisa ser aproveitada por nossos cidadãos. Precisamos ver vocês, novos alunos, qualificados. Esse é o melhor retorno que vocês podem dar ao investimento que vem sendo feito”, afirmou a deputada.
A aula inaugural também contou com o testemunho de Mávio de Carvalho Souza Júnior e Vivian Pereira, alunos do curso de caldeiraria. Ambos concordam que o diferencial na formação dos profissionais na UNET é a parte teórica, que proporciona que os alunos entendam todo o processo que irão desenvolver no curso. Suas expectativas correspondem às mesmas das dezenas de novos alunos que começaram o curso na segunda-feira: a profissionalização que irá mudar as suas vidas para melhor.
Edite e Andreia observam o depoimento da aluna de calderaria Vivian Pereira
A UNET Centenário oferece excelente infraestrutura aos alunos, com salas arejadas e instalações ideais para as aulas práticas, com equipamentos de primeira linha e instrutores capacitados. Os alunos que concluem os cursos da unidade recebem certificado com a chancela do Senai, junto da FUNDEC, o que é visto pelo mercado de trabalho como diferencial para a obtenção de uma boa colocação. Os certificados do Senai são aceitos em 142 países.
A aula inaugural contou também com a presença da Coordenadora Pedagógica da FUNDEC, Profa Rosangela Oliveira; da gestora da UNET Centenário, Profª. Janete Ferreira Neto; do representante do SENAI, Edson Lopes Monção; e dos instrutores Renato Calixto de Paula e Roger de Oliveira dos Santos, que deram boas-vindas aos novos alunos.
A aula inaugural reuniu dezenas de alunos dos três cursos


Texto: Fabrício Gomes
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário