quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Curso capacita conselheiros de Assistência Social


Conselheiros de Assistência Social de Duque de Caxias participarão de aula inaugural de curso de capacitação, que terá início no dia 5 de setembro. Esta é primeira capacitação realizada no município e que representa a agregação de valores ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Há anos, o espaço de formação era reivindicado pelos profissionais de assistência social.
O curso terá carga horária de 40 horas e será promovido em três módulos, através de dez encontros semanais. As aulas acontecerão sempre às quartas feiras, de 14h às 18h, no auditório “F” da Universidade Grande Rio (Unigranrio). A capacitação contará com professores, mestres e doutores do curso de Serviço Social da Unigranrio.
A formação pretende propiciar um espaço de análise histórica e conceitual da Assistência Social no Brasil, destacando a política pública no âmbito da Seguridade Social. O objetivo é propiciar o conhecimento aprofundado da Lei Orgânica da Assistência Social, e das formas de gestão, financiamento e controle social, a análise dos processos de construção de espaços democráticos de participação através da atuação dos Conselhos.
Outra meta do curso de capacitação é o fortalecimento dos mecanismos de controle social das políticas públicas e oportunizar uma leitura crítica da realidade na implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fomentando a reflexão sobre a sua operacionalização no município.
O curso é elaborado e organizado pelos professores Ebe Campinha Santos (Graduação do Curso de ServiçoSocial da Unigranrio) e Márcio Eduardo Brotto (coordenador da Pós Graduação do Curso de Serviço Social da Unigranrio), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão Comunitária, através da Professora Sonia Regina Mendes.
A iniciativa pretende oferecer capacitação continuada aos Conselheiros, visando o aprimoramento e maior qualificação dos mesmos frente aos desafios que surgem no decorrer deste processo de consolidação da Política de Assistência Social dentro do Município.


Texto: Nelson Soares
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário