quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Espaço Jovem celebra seu primeiro ano de existência


A diretora do PSB, Márcia Figueira, esteve presente na festa do Espaço Jovem
Local de reunião e apoio a jovens e adolescentes, o Espaço Jovem, casa e sede do ProJovem Adolescente em Duque de Caxias, comemorou um ano de funcionamento no dia 15 de setembro. O equipamento reúne e apoia jovens de 12 a 17 anos, que buscam uma oportunidade de transformação social. Ele oferece atividades educativas e de cidadania, orientação sobre profissões, atividades físicas, inclusão digital e saúde. O aniversário reuniu alunos, orientadores e a diretora do Departamento Proteção Social Básica, Márcia Figueira. A comemoração foi marcada por muita alegria e a sensação de dever cumprido.
Os alunos do ProJovem Adolescente se reuniram para festejar 1º ano da Casa
De acordo com o coordenador do projeto, Wanderson Rodrigues, a casa busca a geração de novos conceitos para a mudança e transformação dos jovens dentro e fora das suas comunidades. “Temos hoje um espaço de referência que propõe de maneira madura e eficaz o processo de orientação e acolhimento. Os jovens que participam do projeto têm outra perspectiva de futuro, vislumbram possibilidades, vivenciam situações que ampliam seus horizontes”, destacou Wanderson, para quem a chance de participar da Conferência Rio + 20, por exemplo, foi extremamente enriquecedora. “Eles voltaram com todo o gás e até hoje falam entusiasmados de tudo o que viveram durante a Conferência”, concluiu. O coordenador se referiu aos cinco adolescentes duquecaxienses que participaram de palestras no Riocentro, além de se apresentarem do evento como debatedores sobre o futuro do meio ambiente, numa parceria com a ONG ambientalista Green Cross, com sede na Suíça.
Fachada do prédio do Espaço Jovem, no bairro Itatiaia, no primeiro distrito
O Espaço Jovem, que está localizado à Rua Coronel Frnaça Soares, 176, no bairro Itatiaia, oferece cursos de Informática, DJ, Espanhol e Inglês, além de oficinas de Xadrez, Expressão Corporal e Recreação, promovendo, ainda, encontros com educadores que estão sempre trabalhando valores e conhecimentos diversificados com os jovens alunos, numa perspectiva de contribuir para sua formação plena enquanto cidadãos.
 


Texto: Luiz Filho e Nelson Soares
Fotos: Antonio Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário