quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Encontro de Gestores debate o ProJovem Adolescente


Com o objetivo de integrar o corpo de gestores do ProJovem Adolescente e formar uma comissão com representantes dos treze municípios da baixada fluminense foi realizado em Duque de Caxias o “I Encontro de Gestores do Projovem Adolescente da Baixada Fluminense”, no dia 22 de agosto no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Parque Beira-Mar. Iniciativa contou com a presença de representantes das cidades de Nova Iguaçu, Guapimirim, Magé e Nilópolis, entre outros, que debateram a situação do programa na Baixada Fluminense.
Roseli fala sobre a importância do Encontro para o ProJovem Adolescente
O ProJovem é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, que tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola. Isso é realizado por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. 
Para o coordenador do PJA, Wanderson Rodrigues, as diferenças dos perfis dos jovens dentro de um mesmo município são grandes. Ele observa que o jovem do interior vive um universo diferente daquele vivido pelos jovens dos grandes centros. “Isso faz com que os desafios sejam grandes, mas acredito que esse Encontro será importante para unificar e consolidar o corpo de gestores da Baixada Fluminense”, destacou.
Participaram representantes de várias cidades da Baixada Fluminense
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, Roseli Duarte, destacou a importância do encontro e a participação dos jovens na Rio +20. “Acredito que essa troca de experiências é muito importante para o crescimento profissional de todos, pois é muito gratificante lutar por aquilo que a gente acredita, e nós acreditamos no ProJovem, pois temos percebido que podemos fazer a diferença na vida destes jovens, através dos nossos equipamentos sociais”, disse Roseli, citando como exemplo a participação dos adolescentes do ProJovem na Rio +20, quando eles estiveram hospedados com pessoas de outros países e fizeram uma apresentação com propostas sociais.
Pela manhã cada representante de seu município teve a oportunidade de apresentar como é organizado o seu grupo gestor, suas funções e subdivisões, quantos coletivos existem e como são organizados e distribuídos. Quais foram às formas de divulgação que a equipe encontrou para divulgar o programa, os tipos de parcerias conquistadas, quais os projetos foram criados e como são realizados nos aspectos culturais, sociais, esportivos e profissionalizante e que tipo de recurso físico (ônibus, quadra, campo, piscina, auditório, teatro...) o programa tem disponível. 
Dulcinéia Brum, coordenadora do ProJovem Adolescente de Magé
Com 4.800 jovens cadastrados e 197 coletivos, a coordenadora do PJA de Nova Iguaçu, Cleide Neves afirmou que fazer uma pesquisa de satisfação junto aos jovens é um fator essencial para estabilidade deles nos coletivos. Mas que o trabalho sintonizado dos facilitadores e supervisores nos coletivos tem que ser acompanhado de perto pelos gestores.
Após o almoço, uma mesa de debate com o tema “Evasão” foi instaurada. Os representantes dos municípios discutiram sobre os motivos que levam o jovem a permanecer ou evadir do seu coletivo. Durante o debate todos concordaram com a formação do Comitê Representante de todos os municípios da baixada Fluminense.
Dentro dos assuntos pontuados sobre a evasão, a renda familiar foi o problema mais citado entre os gestores. A dificuldade de ter um espaço para exercer as oficinas também foi ressaltada pela coordenadora de Guapimirim, Ionara Ramos. Contudo, todos concordaram que o trabalho junto aos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tem sido um facilitador em dar suporte para locação dessas atividades. Segundo Dulcinéia Brum, gestora de Magé, a formação do jovem para o mercado de trabalho é outro ponto importante para atrair e conter a evasão.
Adriana Fernandes, coordenadora do ProJovem Adolescente de Nilópolis
Ao final o grupo decidiu encaminhar uma carta ao MDS assina pelos jovens dos municípios e por cada gestor. Todos ficaram satisfeitos com o resultado do Encontro e a próxima reunião foi marcada para o dia 28 de setembro no município de Nilópolis.
Na opinião de Adriana Fernandes, coordenadora do Município de Nilópolis, o encontro foi uma soma de forças. “Eu não imaginava que as minhas dificuldades fossem as mesmas de todos, e saber que podemos contar um com o outro é muito importante e com a formação do Comitê tenho certeza que somaremos forças” o diálogo, o carinho e o respeito com a pessoa deles é o que os atraem para perto de nós.


Texto: Celsiene Soares
Fotos: Antonio Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário