quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Prefeitura e Estado vão identificar despejo de óleo em rio



Samuel Maia e o coordenador da CICCA José Maurício de Brito Padrone
Uma grande operação envolvendo órgãos municipais e estaduais, com apoio federal, será deflagrada para identificar, multar e fechar as empresas que estão poluindo com óleo o Rio Calombé, que corta os bairros Figueira e Pilar, no segundo distrito de Duque de Caxias. Em vários trechos a poluição é grande e no domingo, 2 de setembro, um incêndio no leito atingiu vários imóveis construídos à beira do rio. No mês passado, outro incêndio foi registrado, sendo necessária também a ação dos Bombeiros. A investigação está a cargo da CICCA – Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais – da Secretaria de Estado de Ambiente.
Na semana passada, técnicos da SEA e da Secretaria de Meio Ambiente do município, que vem cobrando a fiscalização nas empresas, percorreram o trecho do Rio Calombé entre os dois bairros, ouvindo os moradores que mostraram valas com muito óleo descartado que deságuam no rio. Tudo foi fotografado para abertura de processos por crimes ambientais. Um morador local entregou também um vídeo com imagens do incêndio registrado em agosto.
Equipe de fiscalização identificou valões com descate de óleo
“Além do risco de incêndios como os que vêm ocorrendo com freqüência, a poluição do ar também é um agravante. Os moradores disseram que sofrem com falta de ar a alergias. Com a estiagem registrada e a falta de chuva o risco de um grande incêndio não está descartado. Como o licenciamento de empresas transportadoras de combustível é competência do Estado, estamos colaborando nas investigações e na identificação das poluidoras”, disse o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, preocupado também com as tubulações da Petrobras que cortam a região.
O secretário disse ainda que vai solicitar à Secretaria Municipal de Habitação o cadastramento das famílias que moram às margens do Rio Calombé e inscrevê-las no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Nesta terça-feira, agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente fotografaram o local e conversaram com moradores. Márcia Babosa informou ao agente Nelson Serrano que perdeu eletrodomésticos e que a paredes do imóvel racharam. O incêndio, segundo ela, foi provocado por um vizinho que costuma queimar pneus velhos na margem do rio.
Um incêndio no leito atingiu vários imóveis construídos à beira do rio


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Marcio Leandro



Nenhum comentário:

Postar um comentário