terça-feira, 18 de setembro de 2012

FUNDEC abre curso de informática a jovens do Degase


Edite Viana fala para os jovens do Degase: "Estamos aqui para ajudar vocês”
Uma nova oportunidade surge para os menores infratores acolhidos em Duque de Caxias pelo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) da Nova Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), localizado no bairro Sarapuí. Uma parceria com a Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC) iniciou nesta sexta-feira, 14 de setembro, as atividades do curso de informática para os jovens da instituição. “Gostaria de agradecer a FUNDEC pela parceria. Dar a oportunidade para estes jovens façam este curso não tem preço”, declarou o coordenador do CRIAAD, Jairo de Azevedo, durante o evento de lançamento do curso, que contou com a assinatura do convênio entre as duas instituições. 

Vinculado à Secretaria de Estado de Educação, o Novo Degase cuida do adolescente em conflito com a lei, procurando reintegrá-lo à sociedade através de medidas socioeducativas. De acordo com o Jairo, o CRIAAD de Duque de Caxias cuida atualmente de 32 jovens, dos quais 20 já estão inscritos na primeira turma do curso de informática. O curso será administrado em dois módulos, ensinando a utilização do sistema operacional e o pacote de programas básicos de escritório: processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados e criador de apresentações gráficas.
Jairo de Azevedo, Edite Viana e Antônio Nogueira na cerimônia de lançamento

A presidente da FUNDEC, Edite Viana, falou sobre a parceria com a instituição e a chance que os menores assistidos por ela em Duque de Caxias terão com esta relação. “O que temos aqui é uma ação da Prefeitura de Duque de Caxias, através da FUNDEC, que vai qualificar vocês para o mercado de trabalho. Hoje, ter intimidade com o computador passou a ser fundamental para quem vai encarar o mercado aí fora”. Disse Edite, que destacou para os jovens que este é apenas o início. “A FUNDEC tem 28 cursos diferentes que podem ser trazidos para vocês. Vamos apresentar as opções e trabalhar para trazer aqueles que vocês mais se interessarem. Estamos aqui para ajudar vocês a ter uma vida digna e honesta”, concluiu. 

Representado o diretor do Novo Degase, Alexandre Azevedo, o chefe de gabinete da instituição, Antônio Nogueira, falou sobre o sucesso das parcerias para oferecer oportunidades aos jovens. “Estamos realizando ações como esta em vários municípios. É uma chance para o futuro de vocês, que devem conhecer o que aconteceu com outros que não aproveitaram oportunidades como esta”, disse Antônio, que ressaltou o fato do curso também poder ser oferecido à comunidade da região. “Este curso também será aberto para os moradores do entorno, para seus irmãos e parentes”, afirmou.
Além de Edite Viana, Jairo de Azevedo e Antônio Nogueira, também participou da mesa do evento e da assinatura do convênio, a pedagoga do CRIAAD de Duque de Caxias, Edna Menezes.
Edite Viana, Antônio Nogueira e Edna Meneses assinam o convênio
Edite Viana na sala do curso de informática: qualificação para o trabalho
 


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário