quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Caxias abre Semana Nacional do Trânsito


Alunos recebem orientação de trânsito de um guarda municipal
Foram abertas nesta segunda-feira, 24 de setembro, na sede da Guarda Municipal de Duque de Caxias, as comemorações da Semana Nacional de Trânsito, promovida pela Secretaria Municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, em parceria com outros órgãos municipais e com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Duque de Caxias e Magé (Setransduc). O evento foi aberto pelo responsável a pasta, Francisco Alves Neto; a subsecretária de Educação, Myriam Medeiros da Silva, a presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Política Social (FUNDEC), Edite Viana; e por representantes da Polícia Militar, dos Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal. O evento prossegue na sede da Guarda até sexta-feira, 28 de setembro, das 9h às 13h.
Da Semana Nacional de Trânsito vão participar 1.140 alunos de 59 escolas das redes municipal, estadual e privada. Eles vão participar diariamente de concursos culturais, oficinas de arte e farão passeios pelo trânsito da cidade. No primeiro dia se apresentaram alunos das escolas municipais Expedicionário Aquino de Araújo, que levou sua banda marcial, e Barão do Rio Branco, além do Colégio Loyde Martha. Junto com as autoridades presentes eles assistiram a simulação de um acidente de Trânsito com vítima. Uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros sob os olhares atentos das crianças chegou ao local de sirene ligada para socorrer a “vítima” que estava presa as ferragens. Com a ajuda de um alicate hidráulico a porta foi aberta. O motorista foi retirado depois de imobilizado, colocado em uma viatura e levado para uma unidade médica.
Alunas do Colégio Loyde Martha se apresentam durante o evento
No pátio da Guarda Municipal foi montada estrutura que simula uma cidade, com vias de circulação de veículos, faixas de pedestres, placas de trânsito e um semáforo, que chamou a atenção das crianças. Nesta terça-feira, 25 de setembro, participam da programação as escolas municipais Lions, Marechal Malet, Professor Mota Sobrinho, Professora Olga Teixeira de Oliveira e professora Zilla Junger da Silva. Também estarão presentes alunos das escolas Assis Chateaubriand e Cora Coralina, além do Instituto Souza Mota e do Centro Educacional João Combat.
Para o secretário Francisco Alves Neto, o evento tem por objetivo passar aos alunos noções fundamentais de segurança no trânsito. “É importante que elas aprendam desde cedo que a imprudência no trânsito leva pessoas à morte. É necessário, também, que esses jovens transmitam os conhecimentos e regras aos seus familiares e a outras pessoas de suas comunidades, contribuindo para a redução dos acidentes de trânsito que, infelizmente, atingem muitas crianças e adolescentes. Temos que lutar pela conscientização e pelo esclarecimento dos cidadãos de seus direitos e deveres, além de buscar a preservação da vida no trânsito”, disse Francisco.
Vítima é retirada do carro acidentado durante simulação
Francisco Neto fala com os alunos: imprudência no trânsito pode levar a morte


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário