quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ÚLTIMA PARTE - TRINCAS, FISSURAS E RACHADURAS.

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .
OBSERVE A FIGURA.


trincas.gif (13817 bytes)


O que será que está acontecendo na casa desenhada no início da página?
1 - Trinca hrizontal próximo do teto pode ser devido ao adensamento da argamassa de assentamento dos tijolos ou falta de amarração da parede com a viga superior.2 - Fissuras nas paredes em direções aleatórios pode ser devido à falta de aderência da pintura, retração da argamassa de revestimento, retração da alvenaria ou falta de aderência da argamassa à parede.
3 - Trincas no piso podem ser produzidas por vibrações de motores, excesso de peso sobre a laje ou fraqueza da laje. Verificar se há trincas na parte de baixo (ver ítem 4). Se tiver é grave. Peça o PARECER de um engenheiro de estruturas.
  
- Trincas no teto podem ser causadas pelo recalque da laje,  falta de resistência da laje ou excesso de peso sobre a laje. Pode ser grave. Peça o PARECER de um engenheiro de estruturas.
5 - Trincas inclinadas nas paredes é sintoma de recalques. Um dos lados da fundação não agüentou ou não está agüentando o peso e afundou ou está afundando. Geralmente é grave.  Peça o PARECER de um engenheiro de estruturas.
6 - O abaulamento do piso pode ser causado por recalque das estruturas, por expansão do sub-solo ou colapso do revestimento. Quando causados por recalque, são acompanhados por trincas inclinadas nas paredes. 
Os solos muito compressível, com a presença da água, se expandem e empurram o piso para cima.
7 - As trincas horizontais próximas do piso podem ser causadas pelo recalque do baldrame ou mesmo pela subida da umidade pelas paredes, por causa do colapso ou falta de impermeabilização do baldrame.
8 - Trinca vertical na parede é causada, geralmente pela falta de amarração da parede com algum elemento estrutural como pilar ou outra parede que nasce naquele ponto do outro lado da parede.



Esses são apenas ALGUNS exemplos de fenômenos que causam o surgimento de trincas nas casas, apartamentos e fábricas. 
Como você viu, alguns casos podem ser graves e podem até levar à queda do prédio. 
Não confie na sorte e muito menos nas "achologias" dos curiosos pretensamente "entendidos" no assunto. 
Peça o PARECER de um técnico da Defesa Civil. 

AMANHÃ INICIAREMOS POSTAGENS SOBRE DICAS DE COMO CONSTRUIR CORRETAMENTE.

ATÉ LÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário