sábado, 10 de dezembro de 2011

PERCOLAÇÃO DE ÁGUA, O QUE É?

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e emprega uma linguagem de fácil compreenção de leigos e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .



percf2.jpg (166166 bytes)
Quando a água é lançada no terreno, ela tem 2 caminhos a seguir: Uma parte entra no terreno e a outra corre pela superfície. A parte que entra no terreno chamamos de infiltração e a quantidade vai depender da porosidade do terreno. Além da chuva, nós também lançamos água no terreno: Água da pia e do chuveiro. Outra fonte de água são os rios de planalto.

Terrenos porosos: São aqueles formados por grãos grandes como as areias e permitem a entrada de uma grande quantidade de água. Você sabe que um terreno é poroso quando você joga um balde de água e a água some rapidamente.Terrenos semi-porosos: São aqueles formados por argila fina e permitem que apenas uma parte pequena de água entre no terreno. Você sabe que um terreno é semi-poroso quando a água demora para entrar no terreno.Terrenos impermeáveis: São aqueles formados por material impermeável ou que eram permeáveis mas que "entupiram" com o tempo. Materiais impermeáveis: asfalto e cimentado. Terrenos que entupiram: fundo de canaleta, vala, riacho, rio, etc. onde a água depositou material fino.
percf3.gif (165630 bytes)
A água que entra no terreno vai formar um fluxo de água subterrâneo. O desenho que a água vai formar, chamado PERCOLAÇÃO, vai depender da permeabilidade dos materiais que constituem o terreno. Argila, areia, silte, saibro, pedra, pedregulho, matacão, etc.Cada tipo de material possui seu próprio indice de permeabilidade deixando mais, ou menos, água passar por ele. Você diz que um terreno é mais PERMEÁVEL quando ele deixa passar muita água.

Toda água que entra no terreno tem que sair em algum lugar. Esse lugar onde a água sai pode estar a apenas alguns metros de onde ela entrou, mas pode estar também a vários kilômetros de onde ela entrou.A água lançada perto do barranco, penetra no terreno e vai sair no barranco logo a seguir.A água lançada longe do barranco, penetra no terreno, forma um fluxo subterrâneo, caminha pelo terreno, percolando pelos diversos tipos de materiais e depois de algum tempo vai sair no barranco na forma de mina ou bica d'água.Os diversos tipos de materiais funcionam como filtro e vão depurando, isto é, filtrando a água ao longo da trajetória.
Dependendo da permeabilidade dos materiais, a água pode levar muitos meses ou até muitos anos para chegar até a bica.


Quando você fura um poço para pegar água para seu uso, pode ser que um poço raso dê bastante água. Provavelmente o poço estará captando a água que penetrou nas proximidades e que não foi suficientemente filtrada. Pode até dar água em abundância, mas não será uma água de boa qualidade.
percf31.gif (27646 bytes)
Quando você fura um poço e não pára no primeiro veio de água, insiste e vai atrás de um veio mais profundo, você estará captando a água que vem de mais longe, que sofreu um processo de depuração mais longo e portanto uma água mais pura.


perc32.gif (165094 bytes)
A água que entra no terreno quer sair em algum lugarQuando a chuva é muito forte, a quantidade que entra é muito maior que a quantidade que sai. Se sai menos que entra, então essa água acumulada vai encharcando o terreno até um ponto conhecido como SATURAÇÃO. Num solo seco, os vazios entre os grãos estão preenchidos com ar. A densidade do solo é mais ou menos de 1.200 kilogramas por metro cúbico. É um solo mais leve. Além do mais a força de coesão entre os grãos mantém o solo mais resistente. Num solo saturado, os vazios entre os grãos ficam preenchidos com água. A densidade do solo passa para mais ou menos 2.200 kilogramas por metro cúbico. Os grãos ficam nadando na água e perdem totalmente a força de coesão.






perc41.gif (162806 bytes)
Talude natural é aquele que foi formado há muitos milhões de anos. Encontramos os taludes naturais principalmente nas encostas de montanhas. Os taludes naturais, quando se rompem, parecem que escorregam ao longo de uma linha curva. A parte de dentro afunda mais depressa que a beirada. As casas tendem a tombar para dentro. Lá em baixo, parece que o chão levanta. As casas tombam para dentro ou são levadas pela lama como se fossem barquinhos.




Eng°. Roberto Massaru Watanabe


Nenhum comentário:

Postar um comentário