quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PLANEJAMENTO DO ALICERCE DE UMA CASA TÉRREA.

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .   

ETAPA 5 - PLANEJAMENTO DO ALICERCE


Visualize bem todas as etapas e os componentes da fundação do tipo alicerce.

fpp09.JPG (67119 bytes)

ETAPA 6 - LARGURA DOS ALICERCES

As paredes externas da casa devem ter a largura de 1 Tijolo. As internas podem ser de 1/2 Tijolo.Os alicerces devem ser sempre mais largos que a parede que fica em cima dele. Então o alicerce das paredes internas deverá ser de 1 Tijolo. O alicerce das paredes externas deve ser de 1 e 1/2 Tijolo se o terreno for firme e seco. Para terrenos firmes e úmidos deve ser usado o alicerce de 2 Tijolos.

fpp10B.JPG (11564 bytes)fpp10B.JPG (11564 bytes)fpp10C.JPG (12375 bytes)
ETAPA 7 - ABERTURA DAS VALAS

As camadas superficiais do terreno contém muitos materiais nocivos para as fundações como folhas, galhos e raízes. Vá escavando até encontrar terra homogênea, firme, sem raízes, sem caminhos de formigas, sem formigueiro. Esta será a cota de assentamento do alicerce.


fpp11.JPG (25844 bytes)

As laterais da vala devem ficar ligeiramente inclinadas para facilitar o trabalho posterior de reaterro e para que esse reaterro fique bem compactado. Se o reaterro não ficar bem compactados, com o tempo, irão se formar espaços ocos por debaixo do piso.

ETAPA 8 - APILOAMENTO
Apiloar é bater com o soquete como se fazia antigamente com o pilão. Como auxílio de um SOQUETE apiloe bem o fundo da vala. Confeccione vários soquetes e chame o cunhado (preguiçoso), o compadre (sempre solicito) e o vizinho (interesseiro) para ajudar. Dê um soquete para cada um e fale para bater forte no fundo da vala. Veja como construir um soquete bom e bem barato.

fpp12.JPG (16848 bytes)Pegue uma lata velha de tinta tipo galão. Arranje um pedaço de cano de 1 polegada. Faça uma montagem conforme a figura acima e preencha com concreto. Um soquete desses deve pesar uns 8 kilos. Se você achar que o cunhado deve sofrer um pouco, então monte um soquete colocando 2 latas de tinta uma em cima da outra.

ETAPA 9 - LASTRO DE CONCRETO MAGRO

O alicerce não pode ficar em contato direto com a terra do fundo da vala.

fpp13.JPG (14356 bytes)

Prepare um Concreto Magro no traço 1:5:10

Cimento Portland1 saco (50 kg)
Areia Média10 latas (de 20 litros)
Brita Nº 214 latas


Espalhe o concreto no fundo da vala deixando uma espessura média de 4 centímetros.Esse será o lastro de concreto magro.

ETAPA 10 - ALVENARIA DO ALICERCE

Levante a alvenaria do alicerce. Suba até a cota da fundação.

fpp14.JPG (21110 bytes)

ETAPA 10-A - CAMISAS
As instalações subterrâneas (que ficam debaixo da terra) como esgoto, águas pluviais (da chuva) e, conforme o caso, até telefonia e eletricidade que passam pelo alicerce devem ter um independência entre o alicerce a a tubulação. Em outras palavras, não deve haver contato rígido entre qualquer tipo de tubulação e o alicerce. Um tudo, por exemplo de esgoto, não pode ficar fixo na alvenaria do alicerce pois podem ocorrer seccionamentos do tubo surgindo trincas e consequentemente vazamentos.

EVITAR A TODO CUSTO:

Nunca chumbar tubos, principalmente de plástico, diretamente na alvenaria:

fpp15A.JPG (21179 bytes)

Eles não se entendem e um dia o tubo vai trincar e começar a vazar. FAÇA O CORRETO:
O correto é passar o tubo de esgoto por dentro de uma camisa. O que é uma CAMISA? É um outro tubo, de maior diâmetro que vai deixar o tubo de esgoto passar solto por dentro, sem tocar na alvenaria.



fpp15.JPG (21810 bytes)

A camisa é que deve ficar chumbada na alvenaria.


fpp15B.JPG (19002 bytes)

Então, durante a confecção da alvenaria do alicerce, devemos deixar a camisa colocada no lugar. Lá na frente, quando formos fazer a instalação do esgoto não vai precisar quebrar nem furar o alicerce.

ANO QUE VEM, FALAREMOS SOBRE A FINALIZAÇÃO DO ALICERCE. BOAS FESTAS, UM ÓTIMO ANO NOVO, EM NOME DE JESUS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário