quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gabinete de Gestão Integrada discute violência contra mulher


A violência doméstica contra mulher foi o tema principal da reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI/M) de Duque de Caxias realizada nesta quarta-feira, 18 de julho, na sede da Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil. Também foram abordados assuntos como drogas e atendimento às vítimas de violência que procuram a DEAM – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e drogas. A reunião foi presidida pelo subsecretário municipal de Governo e secretário executivo do GGI, Fabrício Gaspar Rodrigues.
O GGI é formado por representantes dos governos municipal, estadual e federal e da sociedade civil organizada, que apresentam e discutem ações voltadas para a melhor qualidade de vida da população. Desse encontro participaram representantes do Comitê de Articulação Local dos Territórios de Paz, do Ministério da Justiça, das polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, CCS – Conselho Comunitário de Segurança - AISP 15, OAB/Caxias, CDV – Centro de Defesa da Vida, Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação.
Sobre violência doméstica contra mulheres falou a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, do Departamento dos Direitos da Mulher da Secretaria de Assistência Social e Direito Humanos, Renata Lemos. O órgão tem por objetivo atender e acolher as vítimas, visando romper o ciclo da violência e resgatar a auto-estima. Falou também da Lei Maria da Penha criada em agosto de 2006 e das violências física, moral, patrimonial e psicológica. Criado também em 2006, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher vítima de Violência fez este ano mais de 400 atendimentos, em sua maioria de moradoras do primeiro distrito. Mulheres de Magé, onde não existe atendimento específico também procuram o Centro de Referência da Mulher do município que funciona com psicólogos, assistentes sociais e advogado junto ao Complexo da Assistência Social Juíza Olímpia Rosa Lemos, no bairro Centenário.
Pelo Centro de Referência do Homem (CRH), ligado ao Departamento dos Direitos da Mulher, falou o coordenador Paulo César da Conceição. Ele disse que a violência nasce de relacionamentos afetivos e falou do trabalho desenvolvido pelo CRH com ajuda de assistentes sociais, psicólogos e advogados. Nas reuniões, os homens agressores ou vítimas conseguem romper barreiras e refletir sobre o que fizeram. Também falou sobre o assunto a representante do Conselho de Mulher de Duque de Caxias e do Departamento dos Direitos da Mulher da SMASDH, Leila Costa. O CRH funciona na Avenida Jornalista Moacyr Padilha, em Jardim Primavera, no segundo distrito.
O tema voltará a ser discutido na próxima reunião do GGI, marcada para o dia 22 de agosto, às 9h30, no auditório da Secretaria de Educação, na Rua Prefeito José Carlos Lacerda, junto ao Mercado Municipal. Na ocasião deverá ser apresentada a estatística dos registros de violência contra a mulher no município em 2012, solicitada às autoridades de segurança presentes. No mesmo dia também será discutido acidentes nas estradas e a parceria das concessionárias CCR e Concer com a Guarda Municipal


Texto: Paulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário