terça-feira, 14 de agosto de 2012

Chorinho será a próxima atração do Teatro Raul Cortez


Para o público amante do choro, a manhã do próximo domingo, 19 de agosto, será uma grande pedida, quando o conjunto Chorando à Toa fará apresentação única e gratuita no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, a partir das 11h. A apresentação é promovida pelo Ministério da Cultura, através da série Concertos Internacionais do Rio de Janeiro, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes (ADLA), com produção da ArteInvest. O projeto foi aberto oficialmente no último dia 2 com um recital da Orquestra de Câmara Polonesa Capella Bydgostiensis, na Biblioteca Pública Governador Leonel Brizola, também com entrada franca.
Criado em 2004, na Escola de Música da Rocinha, o grupo Chorando à Toa é formado por jovens músicos apaixonados pelo choro: Carlos Mendes (cavaquinho e voz), Diego Domingos (pandeiro), Kalleb Gonçalves (sax alto e sax soprano), Nicolas Teodósio (flauta e sax tenor), Paulo Victor (violão de 7 cordas) e Renato Alves (bandolim, cavaquinho e tan-tan). Com formação peculiar, se distingue dos tradicionais grupos de choro pela presença dos saxes e flauta que permitem arranjos ricos numa sonoridade típica do choro tradicional do tempo do mestre Pixinguinha.
Em sua trajetória profissional o grupo já se apresentou em diversos espaços do circuito cultural carioca, como os Teatros João Caetano e Carlos Gomes, o Centro Cultural Banco do Brasil, assim como em cidades no interior. Em 2009, o Chorando à Toa realizou uma turnê internacional e se apresentou em mais de 20 cidades da Alemanha. No mesmo ano, gravou o primeiro álbum, “Descontraído”, com músicas próprias e de compositores da atualidade, com a participação do saxofonista Paulo Moura.
O repertório da apresentação do Chorando à Toa tem composições de Ary Barroso, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Joaquim Callado, Pixinguinha e Waldir Azevedo,entre muitos outros.



Texto: Josué Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário