segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Crianças do CREAS da Figueira se divertem em festa


As tradicionais Festas Juninas estimulam a participação de diferentes faixas etárias. Quem não gosta de se divertir com uma boa dança de quadrilha e se deliciar com iguarias de milho, canjica e muito mais? Foi em um evento assim, o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) da Figueira reuniu dezenas de crianças no dia 27 de julho.
 
Adultos e crianças aproveitaram para se divertir com as brincadeiras no CREAS
O CREAS tem como objetivo buscar a edificação de um espaço de acolhimento e atendimento qualificado para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos usuários cadastrados, priorizando a reconstrução de suas relações.
A iniciativa da festa foi da coordenação do Centro, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias (SMASDH), que proporcionou a integração das famílias das crianças atendidas com o CREAS da Figueira.
 
As crianças e os técnicos do CREAS posam com uma fogueira de "mentirinha"
Logo na entrada, uma faixa com os dizeres “Salve Arraial”, saudava os convidados, que tinham à disposição uma mesa repleta de guloseimas. A diversão ficou por conta das tradicionais brincadeiras, como pescaria e dança das cadeiras. A festa foi marcada pela descontração e alegria das crianças e seus familiares.
 
As técnicas do CREAS posam com a coordenadora Renata Gomes
Segundo a coordenadora do CREAS da Figueira, Renata Gomes, o evento possui um fundo social. “Temos cerca de 500 famílias cadastradas e fazemos aproximadamente 3 mil atendimentos. As crianças vitimizadas chegam e são encaminhadas para os psicólogos e assistentes sociais e são introduzidas nos programas desenvolvidos pelo Centro”, revelou Renata. Ela contou que, além de fazer o acolhimento destas crianças, o CREAS também fornece suporte às famílias, proporcionando cursos e orientação de RH para os parentes que estão desempregados.
 
Renata ficou feliz com o resultado obtido junto às crianças
Os jovens do CREAS Figueira estão incluídos também no programa Primeiro Emprego, iniciativa promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ), que tem como objetivo dar chances profissionais a menores em situação de riso. O CREAS vai publicar, em breve, um livro com 97 redações de crianças e adolescentes atendidos. Para a secretária de Assistência Social, Roseli Duarte, é fundamental que as crianças se sintam gratificadas com o trabalho realizado pela Secretaria. "Se fizermos tudo por elas, com certeza, ainda terá sido pouco. Temos de nos esforçar para que elas tenham o máximo", disse Roseli.



Texto: Celsiene Soares e Nelson Soares
Fotos: Antonio Casrlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário