terça-feira, 20 de março de 2012

Fórum de Conselheiros tem a participação de 68 cidades


Zito abre fórum, tendo prefeito de Tanguá e a deputada federal Andreia Zio no fórum

Com a representação de 68 municípios, a abertura do 48° Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu na sexta-feira, 16 de março, contou com a participação, além do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, do prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, do comandante do 15° BPM, tenente coronel Cláudio Lucas de Lima, do presidente da OAB, Geraldo Menezes, da deputada federal Andreia Zito e de diversas representações governamentais e de entidades civis que trabalham com crianças e adolescentes.
Com um brilho mais que especial, as crianças do Coral Encanto, da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, regidas pelo professor Luiz, se apresentaram para os cerca de 250 participantes do Fórum, na Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), em Xerém, quarto distrito.
Coral Encanto, da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, foi um destaque à parte
Zito procurou ser breve e direto: “Depois de nos encantarmos com esse coral maravilhoso temos ainda mais a certeza de que temos pouco a falar e muito mais a trabalhar. Quero dar as boas-vindas àqueles que vêm nos visitar e desejo êxito a todos. Espero que os prefeitos de suas cidades tenham o mesmo respeito que nossa cidade tem pelos conselheiros e seu trabalho, que é fundamental porque lida diretamente com as crianças e os adolescentes”, disse o prefeito.
Waltair Nascimento, presidente da Associação de Conselheiros do Estado do Rio de Janeiro, disse que este mesmo fórum tem acontecido em todas as cidades do estado e aproveitou para agradecer ao apoio de Duque de Caxias. “Quero aproveitar para agradecer de público ao prefeito Zito pelo evento e apoio. Infelizmente, nem todos governantes percebem o quanto é fundamental criar políticas públicas voltadas para o bem-estar de crianças e adolescentes, mas seguimos em frente com nossa meta, que é fazer o que podemos de melhor”.
“Como disse muito bem o Zito, a finalidade desse encontro, e também da maior parte do nosso trabalho, é a criança e o adolescente”, disse o prefeito de Tanguá, Carlos Pereira. Para a deputada federal Andreia Zito, autora e relatora da CPI de crianças desaparecidas, seu trabalho foi fundamental para perceber a importância dos conselhos tutelares. “Precisamos criar um cadastro único para notificação de crianças e adolescentes desaparecidos. Como deputada tenho trabalhado para oferecer espaço para que nossos jovens possam estudar e se tornar pessoas de bem, como o Colégio Pedro II, que foi uma iniciativa nossa e que já acontece em nossa cidade. Além da unidade provisória está sendo construída, em um terreno no Centenário cedido pela prefeitura, a maior sede da unidade do estado”, disse a deputada.
Andreia Zito falou da criação de um cadastro para crianças e adolescentes desaparecidos
Roseli Duarte, secretária de Assistência Social, disse que após a promulgação da Lei dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 1990, ela, em parceria com a eterna conselheira Iracema, iniciou o conselho na cidade. “Foi no governo do prefeito Zito que encontramos espaço para trabalhar efetivamente as políticas públicas que têm como prioridade a criança e o adolescente. Hoje, temos o maior complexo de Assistência Social do estado onde os conselhos têm um espaço digno para atuar. Temos orgulho também em dizer que Duque de Caxias é referência para todas as outras cidades do estado”, disse a secretária.
Roseli Duarte destacou os avanços que a assistência social conseguiu na atual gestão 
Ao final, Celso de Jesus Lopes, o Celsinho, do conselho tutelar da cidade, apresentou todos os 15 conselheiros que atuam nos distritos de Duque de Caxias. A secretária de Educação, Roberta Barreto, também participou do evento e ressaltou a contribuição do conselho em prol das crianças e dos adolescentes e da presidente da Fundec, Edite Viana.
Celso de Jesus Lopes, o Celsinho, ressaltou o trabalho dos conselheiros em Xerém




Texto: Cecília Rodrigues
Fotos: Paulo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário