quarta-feira, 28 de março de 2012

Caxias prepara o maior evento de black music da Baixada


A Baixada Fluminense vai dançar, literalmente. A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias vai fazer o lançamento do Projeto Espaço Black, na Praça do Pacificador, no próximo dia 31 (sábado), a partir das 15h. O evento promete reviver a soul music dos anos 70, com a presença de discotecários e dançarinos da época. Este será o primeiro evento de uma série de três a ser realizado no espaço que abriga o Centro Cultural Oscar Niemeyer e que se estenderá até a meia noite. No repertório estarão grandes nomes nacionais e internacionais do gênero e que fizeram história.
“A black music, também conhecida por aqui como musica afro brasileira e nos Estados Unidos como afroamericana, é um termo dado a todo grupo de gêneros musicais que emergiram ou foram influenciados pela cultura de descendentes africanos em países colonizados por um sistema agrícola baseado na utilização de mão de obra escrava”, diz Jairo Costa, que faz parte da comissão organizadora do evento, e vice-presidente do COMDEDINEPIR-Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias, entidade que apoia o projeto. “As músicas tribais africanas foram trazidas pelos escravos para os países americanos, onde se mesclaram com outros ritmos europeus, formando novos gêneros musicias”, complementou.
Baixada Fluminense, região onde Duque de Caxias está inserida, também vivenciou o apogeu da black music, na década de 70, quando os clubes tinham os bailes do gênero como sua grande atração. Era a oportunidade que a população afrodescendente se divertir. “Esses espaços ficavam lotados e era necessário disputar uma vaga na frente do clube antes das portas serem abertas”, lembra Jairo.
O evento conta com o apoio do COMDEDINEPIR-Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias. O grupo responsável pelo projeto é formado por Carlos Alberto, Feliisberto, Helinho, Jailson, Jairo Costa, Jorge, Luiz Black, Max, Ruth e Vera.


Texto: Josué Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário