terça-feira, 10 de abril de 2012

Seminário marca um ano do Centro de Referência do Homem


Roseli Duarte entre as subsecetárias Ana Lúcia Dinamite e Rosemeri Costa
Marcando um ano do início dos trabalhos do Centro de Referência do Homem (CRH) de Duque de Caxias, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) realizou um seminário nesta quarta-feira, 4 de abril, no auditório da Unigranrio. O evento apresentou palestras sobre o CRH, a Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) e outras experiências desenvolvidas no atendimento dos homens em situação de violência doméstica, além de depoimentos de homens atendidos no centro e de suas companheiras. O seminário contou também com uma apesentação musical do cantor e compositor Beto Gaspari e a encenação de um esquete teatral sobre o tema que contou com a elaboração e a participação de Leandro Nunes, um dos homens já atendidos no CRH.
A secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte, falou sobre o CRH. “O Centro de Referência do Homem em Duque Caxias e pioneiro no Brasil. Tenho muito orgulho de participar de uma secretaria que cria inovações como esta, que estão servindo de referência para todo o Brasil”. Ela também falou sobre a importância que o trabalho desenvolvido no CRH pode trazer para as próximas gerações. “Temos aqui presentes alunos da Escola Estadual Minas Gerais que vai conhecer este trabalho e compartilhar com seus amigos e suas famílias, colocando em prática o que aprenderem aqui”, afirmou.
O promotor Cesar Rampazzo e o coordenador do CRH Paulo César da Conceição
O evento foi aberto por Paulo César da Conceição, coordenador do Centro de Referência do Homem. Ele falou sobre o trabalho realizado. “Oferecemos mecanismos para que o homem possa resolver seus conflitos familiares sem que recorra à violência para isto. Suas companheiras vêm depois nos agradecer e relatar a melhoria na convivência com seus parceiros, que passam a respeitá-las mais. E não nos atemos apenas a casos que geraram processos jurídicos. Atuamos também preventivamente. Se souber de casos de violência doméstica aqui no município, pode nos procurar”, disse Paulo César, que falou sobre a proposta do evento. “Além de comemorar um ano do CRH, este seminário vai debater a questão da violência doméstica, que ainda e considerada espinhosa”, concluiu.
O projeto para a criação do Centro de Referência do Homem foi inaugurado em março de 2011 e ainda é o único do país enquanto fruto de políticas públicas. O Centro funciona em Jardim Primavera, ao lado da Prefeitura, onde homens envolvidos em situação de violência doméstica realizam encontros reflexivos. Estes encontros também são realizados no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher localizado no 1º distrito do município. O responsável pelo juizado, promotor Cesar Rampazzo da Cruz, foi um dos palestrantes do seminário e esteve envolvido desde o início da elaboração do projeto do Centro. “Antes da Lei Maria da Penha a violência contra a mulher era tratada como caso de infração de menor potencial ofensivo, ou seja, era um crime de menor relevância. A lei criminaliza e colocou o assunto na mídia e as vítimas em evidência, mas isso não basta. É preciso buscar ações práticas para o homem que comete este crime. O CRH de Duque de Caxias é único no Brasil e um dos melhores, se não for o melhor, exemplo de resposta a esta pergunta em todo o país”, declarou o promotor.
Agnaldo ao lado da esposa e do filho: "O CRH mudou minha vida completamente"
Agnaldo França, 45 anos, é um dos homens que foram atendidos no CRH e fez questão de participar do seminário e dar um depoimento. “Fui casado 19 anos com minha primeira esposa e ela me denunciou como agressor durante os últimos sete anos de nossa relação. O juiz pediu para que eu participar das reuniões do CRH. Foram oito semanas consecutivas que me mudaram completamente. Aprendi a necessidade de respeitar os outros e procuro incentivar casos como o meu a também participar das reuniões. O serviço é ótimo e somos atendidos por excelentes profissionais. Minha segunda esposa sempre soube do que aconteceu comigo e me incentiva a divulgar o centro. O que eu aprendi permitiu inclusive que me aproximasse de meu filho de meu primeiro casamento e que ele participasse de minha nova família”, declarou, emocionado.
Também participaram da mesa da abertura do evento o delegado da 59ª DP, Claúdio Vieira, e a juíza Márcia Sales, que representou a desembargadora Cristina Tereza Gaulia. O Centro de Referência do Homem fica na Av. Jornalista Moacyr Padilha, s/n, em frente à sede da Prefeitura, em Jardim Primavera. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail: crhomem@hotmail.com.
A encenação da enquete teatral sobre violência doméstica foi aplaudida


Texto: Vinicius Marins
Fotos: George Fant

Nenhum comentário:

Postar um comentário