quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Novo Conselho da Pessoa com Deficiência empossado em Caxias


Em solenidade realizada no auditório do Complexo da Assistência Social Juíza Olímpia Rosa Lemos, em 14 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência empossaram os conselheiros e seus respectivos suplentes para o biênio de 2012/2014.
 
Conselheiros e seus suplentes posam para foto com o diploma de posse
O Conselho de Defesa da Pessoa com Deficiência em Duque de Caxias foi criado através da Lei nº 2.219, de 03 de novembro de 2008, tendo como objetivo averiguar a política municipal para integração da pessoa com deficiência, assessorar o poder Executivo Municipal e todas as instâncias de decisão de poder em relação às políticas públicas no que concerne a inclusão destes cidadãos, além de zelar pela efetiva implantação das medidas propostas. Outra atribuição do Conselho é encaminhar, junto aos órgãos competentes, denúncias de todas as formas de negligências, omissão, discriminação, exclusão e violência contra a pessoa com deficiência.
 
Na mesa do evento, a secretária Roseli com colaboradores e autoridades
Para compor a mesa do evento foram convidados a então presidente do Conselho, Iranir Cardoso de Souza; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte; a subsecretária de Assistência Social, Rosemary Barros; a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Luciene da Silva; a professora do Lions Clube, Eunice Martins; e Ronaldo Lemos, coordenador dos Conselhos Municipais.
Roseli Duarte destacou a persistência e a luta dos conselheiros, que trabalham para garantir a busca de igualdade social. “Acredito que os conselhos municipais fortalecem nosso esforço de fazer o melhor para nossa cidade. Devemos persistir na luta em busca da igualdade social, algo que é garantido e preconizado em Lei, e construir momentos melhores para nossos munícipes”, destacou.
 
Deficiente visual, o conselheiro Charles de Souza orgulhoso de seu trabalho
Dois jovens conselheiros empossados na ocasião, Daniel Lima e Vanessa Soares, ambos com 19 anos e deficientes auditivos, foram destaque na solenidade pela jovialidade e pelo engajamento na melhoria das políticas publicas para que a formação escolar de crianças e jovens com deficiência sejam adequadas a todos.
 
Os conselheiros Daniel e Vanessa, deficientes auditivos, posam cm Roseli
Luciene Pereira, que tomou posse como a nova presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, convidou os novos conselheiros a dar continuidade na luta para se construir um futuro melhor. O representante da sociedade civil Charles de Souza disse que estava orgulhoso de fazer parte do Conselho. “Não basta cobrarmos. Interagir com o poder público é fundamental para aconselhar. Se Duque de Caxias for uma cidade totalmente acessível em todos os aspectos, todos nós ganhamos”, observou.
No total, foram empossados 28 conselheiros, entre titulares e suplentes, metade deles são representantes governamentais indicados pelo poder Executivo Municipal das seguintes secretarias: Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde; Educação; Esporte e Lazer; Fazenda; Planejamento; Obras e Urbanismo; Trabalho, Emprego e Renda, Ciência e Tecnologia. Os outros são conselheiros representantes da Sociedade Civil, eleitos em Fórum próprio, das deficiências física, auditiva, mental, múltipla, por causa patológica, por paralisia cerebral e Visual.
 


Texto: Celsiene Soares
Fotos: Antonio Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário