terça-feira, 18 de setembro de 2012

Conselheiros de Assistência Social têm aula inaugural


O bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, Dom Mauro Morelli, foi o destaque da aula inaugural do I Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais de Assistência Social de Duque de Caxias, realizado na Universidade Unigranrio, na última quarta feira, 5 de setembro. O curso era uma antiga reivindicação dos conselheiros e tem como objetivo oferecer espaço deformação, contribuindo para uma atuação mais efetiva dos representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMSA), frente às demandas surgidas nomunicípio.
Conselheiros e autoridades participaram da formação da mesa do evento
O CMAS é um órgão deliberativo e pode, através de a sua atuação, contribuir de forma significativa para o surgimento de um novo cenário, no desenvolvimento de políticas públicas de atendimento social. A meta é oferecer à população, principalmente aos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, oportunidades e possibilidades para um novo posicionamento frente à organização social.
A abertura do evento contou com a participação de Nei da Costa Nogueira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias; Ebe Campinha Santos, professora do Curso de Serviço Social da Unigranrio; Marina Amoedo, coordenadora do Curso de Serviço Social; e Márcio Eduardo Brotto, coordenador do Curso de Pós graduação e também coordenador do Curso de Capacitação de Conselheiros, ambos da Unigranrio. O evento foi mediado pela professora Débora Lopes, coordenadora do Curso de Pós Graduação em Serviço Social da universidade.
Margareth Dallaruvera, do Conselho Nacional de Assistência Social, fala no evento
A professora Sônia Mendes, pró-reitora da Unigranrio, assegurou que o saber deve transcender as fronteira da universidade e essa partilha entre governo e a instituição, obtida no Curso de Capacitação expressa este papel social. “Nossos objetivos são muito amplos e acredito que os conselhos se fortalecem através do conhecimento”, destacou Sônia.
Às vésperas de completar 77 anos, Dom Mauro Morelli, contemplou a platéia com uma aula de política social e de vivacidade. Ele defendeu uma postura de participação frente às demandas da atualidade e a permanente abertura a novos aprendizados. “Os conselhos devem ser altamente competentes e trabalhar o que é de direito como assistência. Atualmente, ele está voltado para a computação em nuvem. Se tornou um grande twitteiro e, com certeza, irá twittar sobre este evento com pessoas de diversas partes do Mundo”, observou Dom Mauro.
Dom Mauro falou com bom humor do papel do Conselho de Assistência Social
Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte, a formaçãose caracteriza como um marco nas futuras implementações no campo das políticas públicas de assistência social. “Esta capacitação dará aos conselheiros um grande suporte para suas atuações, oportunizará discussões mais abrangentes e o surgimento de propostas e deliberações mais consistentes, em total consonância com o que é preconizado pela legislação e pela política que hoje é implementada, atendendo de forma efetiva as demandas surgidas no meio social”, enfatizou Roseli.
As representantes Margareth Dallaruvera, do Conselho Nacional de AssistênciaSocial, e Heloísa Mesquita, presidente do Conselho Estadual de AssistênciaSocial do Rio de Janeiro, ressaltaram a importância da formação, se colocando à disposição como parceiras na realização da capacitação, e acham que a ideia deve ser socializada com os conselhos das diversas cidades, não só do Rio deJaneiro, mas de todo Brasil.
Márcio Eduardo Brotto, do Curso de Pós Graduação da Unigranrio
Segundo Heloísa Mesquita, é fundamental a importância dos Conselhos no fortalecimento das políticas públicas de assistência social. Ela ressaltou a relevância da apropriação das bases legais que norteiam o trabalho do conselho, e a busca de um melhor caminho paratraçar a boa convivência e o diálogo entre as Instituições que compõem o mesmo.
Estiveram presentes, também, as subsecretárias de Assistência Social e de Direitos Humanos, Rosemary Barros e Ana Lúcia Dinamite, respectivamente, representantes dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Conselho Municipal da Mulher, e dos diversos Setores e Equipamentos da SMASDH.
Apróxima aula da capacitação será no dia 19 de setembro, às 14 horas, no Auditório F da Unigranrio.


Texto: Celsiene Soares e Nelson Soares
Fotos: Antonio Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário