O Espaço Público da Biblioteca Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, foi palco da realização da I Feira de Artesanato de Duque de Caxias, no dia 21 de setembro. O evento, cujo tema foi “Ensaios de Turismo”, foi promovido em parceria pela Prefeitura de Duque de Caxias – através das secretarias de Assistência Social e de Cultura e Turismo –, com o grupo Empreendedores, Líderes & Formadores de Opinião (E.L.F.O.). O objetivo do evento foi reunir o maior número de empresários, líderes e formadores de opinião, para fortalecer a iniciativa. A meta é que cada um conheça um pouco do trabalho do outro, criando soluções conjuntas para os desafios empresariais.
Os artesanatos ficaram expostos no espaço sob a Biblioteca Leonel Brizola
A secretária Municipal de Assistência Social, Roseli Duarte, esteve presente ao evento e conversou com os expositores e viu os trabalhos dos artesãos. Para Roseli, a iniciativa deve crescer. “O objetivo é dar condições aos novos empreendedores duquecaxienses, criando outras perspectivas de negócios que possibilitem a ampliação da economia local e garantam mais qualidade de vida a população”, comentou.
O superintendente de Turismo de Duque de Caxias, Daniel Eugênio, que recebeu os expositores e mostrou a cidade aos visitantes através de uma exposição de fotos e banners, também acredita num crescimento das perspectivas de negócios para a população. “Na Secretaria de Cultura e Turismo incentivamos a produção artesanal e artística, desde a confecção de bijuterias até a elaboração de peças das artes plásticas, como pintura e escultura”, destacou.
As artesãs da Casa da Mulher Caxiense levaram seus produtos para a feira
A coordenadora da Casa da Mulher Ruth Cardoso, Rita Maria de Paula, que participou da feira com artesãs e professoras de artesanato da instituição, lembrou o sucesso do equipamento que coordena. “Temos percebido que tem sido uma grande ajuda para dezenas de mulheres. Há mulheres que nos procuram em busca de apoio financeiro e depois que aprendem algumas técnicas de artesanato, passam a produzir e vender seus próprios trabalhos”, observou Rita.
Roseli e Rosemary posaramm com representantes da E.L.F.O.
A Casa da Mulher promove, também, acompanhamento psicológico e incentiva às mulheres técnicas de boa alimentação. “Recentemente tivemos o caso de uma mulher deprimida que nos procurou e que hoje é uma das nossas professoras de artesanato. Ela reconquistou sua autoestima e independência financeira depois de participar de nossas oficinas de geração de renda”, disse Rita, que ressaltou o fato da Casa da Mulher desenvolver também um trabalho de reeducação alimentar e que periodicamente realiza exames preventivos. A unidade promove ações educativas de sociabilidade, oferecendo curso para geração de renda, ginástica, capacitação profissional e momentos de lazer.
O evento homenageou os artesãos com a apresentação de um desfile de moda, com roupas e peças produzidas pelos expositores. Ao final, para saudar a primavera, houve uma distribuição de flores naturais.
Texto: Celsiene Soares
Fotos: Antonio Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário