quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Duque de Caxias realiza Conferência de Meio Ambiente


A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias (SMMAAA) está com as inscrições abertas para a VI Conferência Municipal de Meio Ambiente, que será realizada de 22 a 24 de novembro na FEUDUC – Fundação Educacional Duque de Caxias (Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, 9422 - antiga Presidente Kennedy – bairro São Bento). Da conferência participarão representantes do poder público e da sociedade civil organizada. As inscrições serão aceitas até 31 de outubro, na sede da SMMAAA, na Rua Dona Teresa, s/nº, no bairro Jardim Primavera.
Com o tema “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política do Meio Ambiente”, a conferência vai discutir seis subtemas. São eles: “Educação Ambiental e Agenda”, “Áreas protegidas municipais, estaduais e federais”,“Controle das atividades poluentes e riscos industriais”, “Recursos hídricos e saneamento”, “Saúde e qualidade do ar” e “Gestão de resíduos sólidos e líquidos”. A conferência será aberta no dia 22, às 18h, pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e abastecimento, Samuel Maia. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: 2773-6243. 
 


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Divulgação

Parada LGBT leva 300 mil pessoas à Brigadeiro Lima e Silva


O evento tomou conta da Avenida Brigadeiro Lima e Silva
Com o símbolo maior do movimento - uma bandeira gigante com as cores do arco-íris – a 7ª Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias (lésbicas, gays, bissexuais e travestis) lotou no domingo, 30 de setembro, a Avenida Brigadeiro Lima e Silva. De acordo com os organizadores, cerca de 300 mil pessoas participaram do evento que teve com tema: “O que esperamos da família?”.
Sete trios elétricos se revezaram e cruzaram a principal avenida do bairro 25 de Agosto. Barracas foram montadas ao longo da via e material informativo relacionado à saúde e cidadania entregues aos participantes, além de preservativos. A Parada do Orgulho Gay acontece em 50 municípios do Estado do Rio de Janeiro, a de Duque de Caxias é a segundo maior, perdendo apenas para a capital.
Para Ernane Alexandre, coordenador do Centro de Referência LGBT Baixada I, localizado no segundo andar do Restaurante Popular, em Duque de Caxias, a festa tem uma mensagem. “Queremos uma sociedade sem preconceito, igualitária, plural e o reconhecimento de nossos direitos”, disse Ernane.
Representando o governo no evento, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, disse que a cidade prega o amor e a tolerância. “Duque de Caxias é a cidade da democracia, das conquistas e da liberdade”, falou o secretário do alto do trio. O secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc; o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos do Rio, Cláudio Nascimento; o presidente do Grupo Arco-Íris, Júlio Moreira; e a atriz, Viviane Araújo; também participaram da abertura do evento.
Durante o evento foi divulgado o Centro de Referência da Cidadania LGBT (Rua Frei Fidelis, s/nº, em frente ao Shopping Caxias), onde são realizados atendimentos às vítimas de descriminação e violência homofóbica, retificação de nomes e sexo, retirada de documentos, acesso à educação, etc.
Carlos Minc, Viviane Araújo,Carlos Nascimento, Samuel Maia e Ernane Alexandre


Texto: Antonio Pfister
Fotos: Paulo Martins

Gincana faz a alegria da terceira idade em Duque de Caxias


A equipe amarela demonstra sua animação durante a competição
Uma festa inesquecível para a melhor idade de Duque de Caxias. Assim ficou marcada na memória dos participantes a 1ª Gincana do Produc 3ª Idade, realizada no sábado, 28 de setembro, no ginásio da Vila Olímpica Municipal. Durante toda a manhã, idosos dos quatro cantos da cidade torceram, competiram, mostraram suas qualidades e sua disposição, além de darem um grande exemplo de integração e esportividade. O evento, assim como o projeto Produc 3ª Idade, é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e premiou com troféus as três melhores equipes participantes.
“A gincana é parte das atividades que desenvolvemos com duquecaxienses acima de 50 anos, visando a sua inclusão social e desenvolvimento de atividades físicas e mentais para mantê-los em atividade. São cerca de 4 mil idosos participantes do projeto em 38 polos espalhados pelos quatro distritos da cidade. Agrupamos eles em 12 equipes definidas por cor, cada uma reunindo três polos. Com isso, estimulamos também uma integração entre polos próximos”, disse a secretária Municipal de Esporte e Lazer ,Martha Valéria de Andrade, que falou sobre a escolha das provas da competição. “Procuramos incluir provas que fizessem parte do dia a dia deles, como a escolha da melhor receita; em que eles pudessem se expressar artisticamente, como a de melhor apresentação; e que trabalhasse a mobilidade e a coordenação deles, como a de troca de roupa”, enumerou Martha.
Ivete Azevedo (a esq.) Martha Valéria na premiação da Miss Produc 3ª Idade
Entre as dez competições da gincana, uma das que teve maior destaque foi a disputada eleição da Miss Produc 3ª Idade. As representantes das equipes se apresentaram em trajes de gala e típicos. A vencedora foi a equipe marrom com a agitada Ivete Azevedo Vieira, aposentada de 70 anos, moradora do Parque Boa Vista, e participante do polo da Praça da Paz, no bairro Beira-Mar. “Estou muito feliz. Frequento o polo do Beira-Mar há oito meses e adorei vencer esta disputa pela minha equipe”, falou Ivete, que não fez nenhuma preparação especial para a competição. “Minha professora do polo disse que eu nasci preparada”, declarou.
Martha agradeceu ao empenho dos profissionais participantes do projeto, pediu um aplauso do público para todos eles e destacou o trabalho dos coordenadores do Produc 3ª Idade: Peterson Lopes, Osvaldina Paula e Luis Edmundo Machado. “Foi o carinho e a dedicação de vocês que garantiram a qualidade deste trabalho”, disse a secretária. Todos os monitores dos polos receberam medalhas.
Os monitores dos polos do projeto recebem medalhas
O terceiro lugar da gincana ficou com a equipe verde claro, que reúne os polos do Centenário, Prainha e do Tricolor, localizado na Mangueirinha. O vice-campeão foi a equipe azul clara, com os polos da Chacrinha, da Praça da Apoteose (Vila São Luís) e do campo do Arnão (Parque Felicidade). O grande vencedor foi a equipe marrom, dos polos da Vila Operária, Praça da Paz (Beira Mar) e da ONG Ojuobá-Axé, localizada no bairro Centenário. Raquel Assis, do polo da Praça da Paz, elogiou o trabalho dos idosos para a conquista da vitória. “Isto foi fruto do trabalho deles, que escolheram os temas e se dedicaram com afinco. Nós só orientamos”. Flávia Fernandes, do polo da Vila Operária, destacou a força do grupo. “Não tivemos luxo nem trabalhos mirabolantes. Ganhamos pelo esforço de cada um dos participantes”, concluiu.
Raquel Assis, com o troféu, e parte da equipe marrom, vencedora da gincana


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Paulo Martins

Alunos da rede municipal têm manhã de alegria no circo


Alunos e professores aguardavam ansiosos a hora do espetáculo
Para a maioria, crianças e adultos, pisar pela primeira vez em um circo foi a glória. Com os olhos brilhando de alegria e corações acelerados, cerca de 700 alunos da rede municipal de ensino, professores e algumas mães assistiram, na manhã desta terça-feira, 2 de outubro, o espetáculo versão kids do circo Big Brothers, montado no Caxias Shopping. A oportunidade aconteceu através de parceria da Secretaria de Educação com a direção do circo.
Durante o espetáculo, que durou mais de uma hora, todos os presentes não tiravam os olhos do palco onde surgiram equilibristas, contorcionistas, palhaços e a Galinha Pintadinha com sua turma. Entre as crianças atentas, apesar da pouca idade, o miúdo Gabriel de 2 anos não parava de pular no colo da mãe Taiana Regina, de 20 anos, moradora do bairro Jardim Gramacho. No grupo, com mais de 20 crianças, a diretora da Creche e Centro de Atendimento à Criança Caxiense (CCAIC), Rossana Quiroga Santos, era uma das mais alegres.
Taiana e o filho Gabriel foram pela primeira vez em um circo
"Pela primeira vez, estou tendo a oportunidade de entrar em um circo. Estou curtindo muito com meu filho as apresentações. Ele não para de pular no meu colo de alegria”, disse Taiana, acrescentando que na hora da apresentação da galinha pintadinha seu filho quase caiu de seus braços.
Quem também curtiu o Circo Big Brothers foi Cecília Julia Rosa da Conceição, de 73 anos, moradora do bairro Figueira. Junto com o neto Daniel Rosa da Conceição, de 24 anos, aluno do Programa de Atividades Físicas e Socioeducativas (PEAFS) da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC).
Vovó Cecília levou o neto Daniel, aluno do PEAFS, ao circo
“Nunca tinha entrado em um circo, apesar da minha idade avançada. Estou adorando e meu neto também. Todos estão de parabéns. Nunca vou esquecer esse momento”,disse a vovó Cecília.
Da manhã festiva participaram alunos dos CCAIC do Jardim Gramacho e Jardim Anhangá e das escolas municipais Albert Sabin, Anton Dworsak, Rui Barbosa, Nossa Senhora do Pilar, Bom Retiro, Mariana Nunes Passos, Carlota Machado, Darcy Vargas, Walter Russo e Marie Curie.
A Galinha Pintadinha e sua turma foi a atração mais aplaudida
Os alunos vibram com o espetáculo


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Everton Barsan

Musicais abrilhantam outubro em Caxias


"Ópera do Malandro" encerra a apresentação de musicais do mês
O Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, será palco de quatro musicais no mês de outubro, com repertórios para agradar a todos os gostos, como Frank Sinatra, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves e Noel Rosa, no espetáculo “Opção show”, em Momentos de Emoções, na sexta-feira, dia 5. Outra atração que promete é “As nossas Priscilas", inspirado no musical “Priscila da Broadway", que será apresentada nos dias 13 e 14. No dia 19, a Orquestra Resplandecer, uma das mais conceituadas Big Bands da cidade pretende emocionar o público, com composições nacionais e internacionais regidas pelo maestro Eduardo Acioly. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
Fechando a programação musical, nos dias 20 e 21, o teatro Raul Cortez apresentará o musical "Ópera do Malandro", de Chico Buarque de Holanda, interpretado pelos atores da Cia de Teatro Contemporâneo.
Os pequenos não foram esquecidos pela Secretaria de Cultura, que levará ao Raul Cortez, nos dias 21 e 21, o infantil “As fadas de Abracadabra”, contemplando a meninada com personagens do mundo de magia, como duendes, magos e bruxos, além das lindas fadas Ametista e Esmeralda.

Confira a programação:
05 de outubro
OPÇÃO SHOW (Música)
Momentos de Emoções
FICHA TÉCNICA:
Produção e Apresentação: Maurício Max e Anoar de Salles
Direção Musical: Maestro Kleber Mattos
Seis grandes nomes se juntam no palco num show marcado pela emoção e saudosismo. Dover Manifold canta “Frank Sinatra”, Marco Aurélio canta “Altemar Dutra”, Roberto Peixoto canta “Nelson Gonçalves”, Almir Saint-Clair canta “Noel Rosa”, Romeu Fernandes canta canções internacionais e Paulo Debétio canta canções de sua própria autoria.
Sexta-feira às 19h
R$40 (inteira), R$30 (inteira antecipada) e R$20 (meia)
Classificação Livre
O musical "As Nossas Priscilas" é recheado de humor
13 e 14 de outubro
AS NOSSAS PRISCILAS
Direção: Alexandre Azevedo e André Valentim


FICHA TÉCNICA:
Com Fellipe Limonge, Steven Rangel, Dianelly Braga e grande elenco
Ator convidado: Marcos Margel
Inspirado no musical Priscila da Broadway, o espetáculo apresenta uma montagem de fácil leitura e com um humor leve e sadio. Sem pretensão de levantar bandeiras, acaba transportando o espectador ao mundo do transformista de maneira muito divertida.
Sábado às 20h e Domingo às 19h
R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada ou promocional antecipado)
Classificação 16 anos
A Orquestra Resplandecer é uma Big Band de Duque de Caxias
19 de outubro
ORQUESTRA RESPLANDECER (Música)
FICHA TÉCNICA:
Regência: Maestro Eduardo Accioly
Fundada em 1994, a Orquestra é hoje uma das maiores Big Bands de Duque de Caxias e realiza anualmente sua apresentação interpretando obras de compositores nacionais e internacionais como Chris McDonald, Ralph Carmichael, Constancio, entre outros, além de obras escritas exclusivamente para a Orquestra.
Sexta-feira às 19h
ENTRADA: 1kg de alimento não perecível
Limite: 440 lugares
Classificação Livre
"As Fadas de Abracadabra" conta as aventuras de duas fadas aprendizes
20 e 21 de outubro
AS FADAS DE ABRACADABRA (Infantil)
Texto e Direção: Celio Franco

FICHA TÉCNICA:
Com Elisa Caldeira, Isabele Brum, Celio Franco, Charles Viana e Jorge Gaia
Magia, duendes, magos, bruxos e fadas... As surpresas do mundo mágico vão encantar você! O Espetáculo conta a história de duas fadas aprendizes, Ametista e Esmeralda, que em um belo dia resolvem se aventurar pela Floresta do Abracadabra.
Sábado e Domingo às 16h
R$14 (inteira), R$10 (inteira antecipada) e R$7 (meia)
Classificação Livre
"A Ópera do Malandro", é um clássico de Chico Buarque
20 e 21 de outubro
ÓPERA DO MALANDRO
Cia. de Teatro Contemporâneo
FICHA TÉCNICA:
Direção: Eliza Pragana
Produção e Adaptação: Cia Artear
Supervisor de Produção: Dinho Valladares
Musical de Chico Buarque apresentado pela Cia. de Teatro Contemporâneo, que aborda a discussão de como dinheiro pode influenciar no caráter de cada um, pois como disse o próprio Chico Buarque: "Na Ópera do malandro não há heróis, todos os personagens vivem em torno do capital”.
Sábado às 20h e Domingo às 19h
R$30 (inteira), R$20 (inteira antecipada) e R$15 (meia-entrada)
Classificação 16 anos


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Divulgação

Duque de Caxias abre inscrições para XI Concurso de Poesias


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes (ADLA) estão promovendo o XI Concurso de Poesias de Duque de Caxias, cujas inscrições, gratuitas, ficarão abertas até 26 de outubro. São duas categorias: até 15 anos e maiores de 16 anos. Os prêmios, em dinheiro, somam R$ 3.800,00, além de troféus, diplomas e livros. Este ano, o evento é em homenagem aos 100 anos de Jorge Amado, de Luiz Gonzaga e de Nelson Rodrigues.

O Concurso, com tema livre, tem o propósito de incentivar os poetas de todas as idades a trazerem a público seus sentimentos expressos em poemas. A solenidade de premiação acontecerá no dia 8 de novembro, às 19h30min, no Teatro Municipal Raul Cortez.
Todos os inscritos receberão Certificados de Participação. Mais informações poderão ser obtidas no Departamento de Projetos Especiais da Secretaria, através do telefone (21) 2671-1120. Serão aceitas inscrições pelos Correios somente enviadas para a Secretaria de Cultura e Turismo, onde também os interessados poderão se inscrever pessoalmente, das 10 às 17h, de segunda a sexta-feira. Ela fica na Rua Aylton da Costa nº 115, 6º andar, bairro 25 de Agosto, CEP 25071-160, Duque de Caxias, RJ.
As inscrições também poderão ser realizadas, nos mesmos dias e horário, nos seguintes locais, onde também poderá ser obtido o regulamento do concurso:
- Biblioteca Pública Governador Leonel de Moura Brizola
Praça do Pacificador, s/nº, Centro
- Biblioteca Publica Jardim Primavera 
Av. Jornalista Moacir Padilha, s/nº, Jardim Primavera
- Biblioteca de Xerém Ferreira Gullar 
Praça Engenheiro Leão de Moura, s/nº, Xerém
- Biblioteca Pública Comunitária de Imbariê 
Av. Cel. Sisson, Qd.2, Lotes 14 e 15, Imbariê
 


Texto: Josué Cardoso

Comissão trabalha o Plano Municipal de Convivência Familiar


A Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias (SMASDH) está sendo palco das reuniões da Comissão Intersetorial que busca subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária. Atualmente a Comissão é coordenada por Flávia Batista, representante da SMASDH, eleita entre seus pares.
As reuniões, que acontecem semanalmente, estão na fase de organização interna, relacionadas às competências de seus membros e a leitura do material sobre o tema. Além disso, foram estabelecidos contatos com a Promotoria da Infância e Juventude de Duque de Caxias, cujos representantes já participaram de uma das reuniões. A Comissão fará contato com outros municípios que estão em estágio mais avançado nas discussões da elaboração de seu Plano.
O Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária é uma resolução conjunta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), seguindo os parâmetros do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS/CONANDA).
Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Roseli Duarte, já no início de 2013 as primeiras metas do Plano devem estar sendo atingidas. “Estamos trabalhando com metas de curto, médio e longo prazo. As primeiras delas já estaremos atingindo no início do próximo ano”, destacou Roseli. 
 


Texto: Ana Claudia Cunha e Nelson Soares

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SITUAÇÃO DE CHUVAS NA BAIXADA.


  • étrica opera normalmente.

    Dado representado: Chuva Intervalo

    Região da BaixadaTipoData e horaUltimo1h4h24h72h96h

Intensidade de Chuva

  • Chuva moderada
  • Chuva forte
  • Chuva leve
  • Chuva muito forte
  • Duque de Caxias
  • Rio Iguaçu
    Vigilância
  • Rio Acari
    Vigilância
  • Rio Sarapuí
    Vigilância
  • Rio Pavuna
    Vigilância
  • Rio Botas
    Vigilância
  • Rio Inhomirim
    Vigilância
  • Rio Capivari
    Vigilância
  • Rio Saracuruna
    Vigilância

Understanding Risk Brasil 2012



A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, e o Banco Mundial promovem, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o Understanding Risk Brasil 2012 (URBR - Entendendo o Risco) em Belo Horizonte/MG.

O evento contará com especialistas internacionais e nacionais que apresentarão aos participantes uma gama de abordagens e a possibilidade de conhecer e trocar experiências com agentes técnicos e tomadores de decisão que atuem no campo da gestão de riscos e desastres no Brasil.

O URBR segue a linha dos eventos organizados pelo Grupo de Trabalho Mundial Understanding Risks cuja visão primordial é o fomento de uma rede internacional de especialistas e práticos para o desenvolvimento, troca de conhecimentos, boas práticas e inovações no campo da gestão de riscos.

Participe desse processo e FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO. A entrada é gratuita.

Inscrições
É obrigatório o preenchimento de todos os dados. É necessário ter em mãos documento de identificação e email de confirmação de inscrição para recebimento do material do Entendendo o Risco Brasil. Não serão feitas inscrições no local do evento.

Programação (em construção)

Palestrantes (em construção)

Documentos e Publicações
Cartaz
Contatos
(61) 3414-5806
luana.sousa@integracao.gov.br

Local
Ouro Minas - Hotel Belo Horizonte | Av. Cristiano Machado, 4001 | Belo Horizonte - MG

Conselho Comunitário discute criminalidade e transporte


Conselho Comunitário de Segurança Pública (AISP 15) promove na quinta-feira, 27 de setembro, sua reunião mensal no auditório da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo (Rua Gal Manoel Rabelo nº 593, Vila São Luis). A partir das 9h, autoridades de segurança, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil discutirão, além da segurança pública, problemas enfrentados pelos usuários do transporte coletivo no município.
As reuniões do CCSP (AISP 15) acontecem uma vez por mês. Todas as denúncias e reivindicações das comunidades são enviadas aos órgãos competente do Estado e do município. O presidente interino Mauro Rodrigues disse que o encontro conta sempre com a participação de autoridades policiais civis e militares, além de grande número de lideranças comunitárias, que levam sugestões, denúncias e elogios às ações realizadas em benefício das comunidades de Duque de Caxias.


Texto: Paulo Gomes

Vencedores dos Jogos Estudantis premiados no Raul Cortez


O Teatro Raul Cortez será palco da solenidade de premiação dos estudantes vencedores da 43ª edição dos Jogos Estudantis de Duque de Caxias, no próximo dia 4 de outubro, às 14 horas. A competição, que se tornou referência em esportes no município, teve início em abril e reuniu cerca de 800 alunos de 22 escolas das redes pública e particular.
Durante seis meses, os estudantes competiram nas modalidades de atletismo, futsal, handebol, voleibol, basquete, natação, judô, tênis de mesa, xadrez e futebol soçaite. Os Jogos Estudantis são promovidos pela Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação.
Os Jogos Estudantis têm como meta auxiliar o aprendizado dos estudantes, buscando disciplina e concentração nas atividades em disputa. Para a secretária de Esporte e Lazer, Martha Valéria de Andrade, a iniciativa se tornou uma marca da cidade, que revela talentos esportivos em diversas modalidades. “É muito gratificante observar que nosso trabalho rende bons resultados. Todos os jovens participantes estão de parabéns”,elogiou a secretária.
 


Texto: Nelson Soares

“Servir com Proteção Social” gradua primeiros alunos


A Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias e o 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram, em 17 de setembro, o primeiro exame de graduação de faixa de Taekwondo dos alunos do Projeto “Servir com Proteção Social”, promovido através de parceria entre as duas instituições. A banca examinadora contou com a presença do Grão Mestre Paulo Ferreira, faixa preta 8º Dan, e do coordenador e professor do Projeto, Carlos Henrique Silva, faixa preta 3º Dan.
Jovens se preparam para apresentação durante a festa de graduação no 15º BPM
Antes da avaliação, o Grão Mestre Paulo Ferreira destacou a importância do projeto e da prática das artes marciais. Ele lembrou que o projeto começou há dois anos. “Lutar é uma coisa e arte marcial é outra. A arte marcial tem como objetivo um alto desenvolvimento de técnicas coerentes de combate e desenvolvimento físico, mental e espiritual, através da prática de exercícios físicos”, observou Paulo Ferreira.
O professor Carlos Henrique liderou a exibição dos alunos do projeto
Cinco alunos do projeto “Servir com Proteção Social” foram promovidos de faixa com louvor. A secretária de Assistência Social, Roseli Duarte, falou aos alunos, parabenizou os idealizadores do projeto e elogiou a parceria, de fundamental importância na união de forças para que as crianças acolhidas tenham a possibilidade de ascensão para um futuro melhor. “Esta é uma missão não apenas do poder público, mas de toda sociedade. Futuramente nosso país irá sediar as olimpíadas e acredito que, se vocês alunos continuarem com esta força, Duque de Caxias terá um representante dessa transformação social participando das competições. Não desistam jamais, pois tenho certeza que o objetivo será alcançado”, destacou Roseli.
A secretária Roseli Duarte com alunos, colaboradoras e um oficial do 15º BPM
O projeto “Servir com Proteção Social”, foi inaugurado em julho e tem como objetivo beneficiar crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), adolescentes das Casas de Acolhimento Municipais e crianças e adolescentes das comunidades duquecaxienses. As inscrições para o Projeto podem ser feitas as segundas, quartas e sextas-feiras, no 15º BPM, na rua Pedro Correia, 273, Centenário, das 09h às 11h e das 14h às 16h.
 


Texto: Celsiene Soares
Fotos: Antonio Carlos Oliveira

A I Feira de Artesanato em Duque de Caxias fomenta negócios


O Espaço Público da Biblioteca Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, foi palco da realização da I Feira de Artesanato de Duque de Caxias, no dia 21 de setembro. O evento, cujo tema foi “Ensaios de Turismo”, foi promovido em parceria pela Prefeitura de Duque de Caxias – através das secretarias de Assistência Social e de Cultura e Turismo –, com o grupo Empreendedores, Líderes & Formadores de Opinião (E.L.F.O.). O objetivo do evento foi reunir o maior número de empresários, líderes e formadores de opinião, para fortalecer a iniciativa. A meta é que cada um conheça um pouco do trabalho do outro, criando soluções conjuntas para os desafios empresariais.
 
Os artesanatos ficaram expostos no espaço sob a Biblioteca Leonel Brizola
A secretária Municipal de Assistência Social, Roseli Duarte, esteve presente ao evento e conversou com os expositores e viu os trabalhos dos artesãos. Para Roseli, a iniciativa deve crescer. “O objetivo é dar condições aos novos empreendedores duquecaxienses, criando outras perspectivas de negócios que possibilitem a ampliação da economia local e garantam mais qualidade de vida a população”, comentou.
O superintendente de Turismo de Duque de Caxias, Daniel Eugênio, que recebeu os expositores e mostrou a cidade aos visitantes através de uma exposição de fotos e banners, também acredita num crescimento das perspectivas de negócios para a população. “Na Secretaria de Cultura e Turismo incentivamos a produção artesanal e artística, desde a confecção de bijuterias até a elaboração de peças das artes plásticas, como pintura e escultura”, destacou.
 
As artesãs da Casa da Mulher Caxiense levaram seus produtos para a feira
A coordenadora da Casa da Mulher Ruth Cardoso, Rita Maria de Paula, que participou da feira com artesãs e professoras de artesanato da instituição, lembrou o sucesso do equipamento que coordena. “Temos percebido que tem sido uma grande ajuda para dezenas de mulheres. Há mulheres que nos procuram em busca de apoio financeiro e depois que aprendem algumas técnicas de artesanato, passam a produzir e vender seus próprios trabalhos”, observou Rita.
 
Roseli e Rosemary posaramm com representantes da E.L.F.O.
A Casa da Mulher promove, também, acompanhamento psicológico e incentiva às mulheres técnicas de boa alimentação. “Recentemente tivemos o caso de uma mulher deprimida que nos procurou e que hoje é uma das nossas professoras de artesanato. Ela reconquistou sua autoestima e independência financeira depois de participar de nossas oficinas de geração de renda”, disse Rita, que ressaltou o fato da Casa da Mulher desenvolver também um trabalho de reeducação alimentar e que periodicamente realiza exames preventivos. A unidade promove ações educativas de sociabilidade, oferecendo curso para geração de renda, ginástica, capacitação profissional e momentos de lazer.

O evento homenageou os artesãos com a apresentação de um desfile de moda, com roupas e peças produzidas pelos expositores. Ao final, para saudar a primavera, houve uma distribuição de flores naturais.
 


Texto: Celsiene Soares
Fotos: Antonio Carlos Oliveira