02/01/2012
|
Brasília - Durante as últimas horas ainda registraram-se acumulados significativos de chuva em áreas serranas do RJ, na Zona da Mata Mineira e na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Em várias localidades desta área, os valores diários variaram entre 60 e 120 mm. As chuvas anômalas estão sendo provocadas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
A tendência para hoje (02/01) é que as chuvas significativas continuem se concentrando na Região Serrana do RJ, no centro-norte do RJ (Norte Fluminense), na Zona da Mata Mineira, centro, leste e noroeste de MG (incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte e as regiões de Rio Doce Mucuri e Jequitinhonha) e no centro-sul e oeste do ES.
Nestas áreas há elevada probabilidade de ocorrência de acumulados diários de chuva superiores aos 50 mm.
Amanhã (03/01) a ZCAS terá um leve deslocamento para norte, fazendo com que a intensidade da chuva diminua sobre o centro de MG e em grande parte do RJ.
Na noite deste domingo e madrugada de segunda-feira (02/01) a previsão é de que as chuvas persistam sobre todo o estado do RJ, ES e em grande parte de MG. Haverá maior chance para chuva forte nas áreas serranas do RJ e no Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira, sul e centro de MG, incluindo a região de Belo Horizonte, onde os acumulados de chuva poderão ultrapassar os 60 mm nas próximas horas.
Haverá também condição para chuva na capital fluminense e Vale do Paraíba, porém com menor intensidade.
Devido à situação preocupante em decorrência da persistência das ZCAS e das chuvas, o GPT recomenda acompanhar as constantes atualizações dos avisos meteorológicos.
GPT
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Qualquer dúvida entrar em contato com:
Divisão de Operações Meteorológicas
(12) 3186-8459 ou 3186-8535
|
O objetivo geral da Defesa Civil é a REDUÇÃO DE DESASTRES. A redução dos desastres é conseguida pela diminuição da ocorrência e da intensidade dos mesmos. Elegeu-se, internacionalmente, a ação “reduzir”’, porque a ação “eliminar” definiria um objetivo inatingível. As ações de redução de desastres abrangem os seguintes aspectos globais: 1. Prevenção de Desastres 2. Preparação para Emergências e Desastres 3. Resposta aos Desastres 4. Reconstrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário