quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Gincana faz a alegria da terceira idade em Duque de Caxias


A equipe amarela demonstra sua animação durante a competição
Uma festa inesquecível para a melhor idade de Duque de Caxias. Assim ficou marcada na memória dos participantes a 1ª Gincana do Produc 3ª Idade, realizada no sábado, 28 de setembro, no ginásio da Vila Olímpica Municipal. Durante toda a manhã, idosos dos quatro cantos da cidade torceram, competiram, mostraram suas qualidades e sua disposição, além de darem um grande exemplo de integração e esportividade. O evento, assim como o projeto Produc 3ª Idade, é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e premiou com troféus as três melhores equipes participantes.
“A gincana é parte das atividades que desenvolvemos com duquecaxienses acima de 50 anos, visando a sua inclusão social e desenvolvimento de atividades físicas e mentais para mantê-los em atividade. São cerca de 4 mil idosos participantes do projeto em 38 polos espalhados pelos quatro distritos da cidade. Agrupamos eles em 12 equipes definidas por cor, cada uma reunindo três polos. Com isso, estimulamos também uma integração entre polos próximos”, disse a secretária Municipal de Esporte e Lazer ,Martha Valéria de Andrade, que falou sobre a escolha das provas da competição. “Procuramos incluir provas que fizessem parte do dia a dia deles, como a escolha da melhor receita; em que eles pudessem se expressar artisticamente, como a de melhor apresentação; e que trabalhasse a mobilidade e a coordenação deles, como a de troca de roupa”, enumerou Martha.
Ivete Azevedo (a esq.) Martha Valéria na premiação da Miss Produc 3ª Idade
Entre as dez competições da gincana, uma das que teve maior destaque foi a disputada eleição da Miss Produc 3ª Idade. As representantes das equipes se apresentaram em trajes de gala e típicos. A vencedora foi a equipe marrom com a agitada Ivete Azevedo Vieira, aposentada de 70 anos, moradora do Parque Boa Vista, e participante do polo da Praça da Paz, no bairro Beira-Mar. “Estou muito feliz. Frequento o polo do Beira-Mar há oito meses e adorei vencer esta disputa pela minha equipe”, falou Ivete, que não fez nenhuma preparação especial para a competição. “Minha professora do polo disse que eu nasci preparada”, declarou.
Martha agradeceu ao empenho dos profissionais participantes do projeto, pediu um aplauso do público para todos eles e destacou o trabalho dos coordenadores do Produc 3ª Idade: Peterson Lopes, Osvaldina Paula e Luis Edmundo Machado. “Foi o carinho e a dedicação de vocês que garantiram a qualidade deste trabalho”, disse a secretária. Todos os monitores dos polos receberam medalhas.
Os monitores dos polos do projeto recebem medalhas
O terceiro lugar da gincana ficou com a equipe verde claro, que reúne os polos do Centenário, Prainha e do Tricolor, localizado na Mangueirinha. O vice-campeão foi a equipe azul clara, com os polos da Chacrinha, da Praça da Apoteose (Vila São Luís) e do campo do Arnão (Parque Felicidade). O grande vencedor foi a equipe marrom, dos polos da Vila Operária, Praça da Paz (Beira Mar) e da ONG Ojuobá-Axé, localizada no bairro Centenário. Raquel Assis, do polo da Praça da Paz, elogiou o trabalho dos idosos para a conquista da vitória. “Isto foi fruto do trabalho deles, que escolheram os temas e se dedicaram com afinco. Nós só orientamos”. Flávia Fernandes, do polo da Vila Operária, destacou a força do grupo. “Não tivemos luxo nem trabalhos mirabolantes. Ganhamos pelo esforço de cada um dos participantes”, concluiu.
Raquel Assis, com o troféu, e parte da equipe marrom, vencedora da gincana


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Paulo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário